Bolama, antiga capital, renasce com a força dos jovens
A promoção do desenvolvimento social do território e dos valores de cidadania ativa, pertença, cooperação e entreajuda deram a tónica ao primeiro fim-de-semana residencial, organizado pela Academia Ubuntu Guiné-Bissau, em Bula, entre os dias 4 e 6 de março, no âmbito do projeto Nô Firma pa No Dritus – Bolama.
A iniciativa, que contou com a presença de mais de 60 jovens bolamenses, foi marcada pelo testemunho do Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal da Justiça e Chefe no Corpo Nacional de Escuteiros da Guiné-Bissau, Dr. Osíris Ferreira, que partilhou com a plateia momentos da sua trajetória pessoal e profissional, conquistas e desafios.
Já o jovem Eliezer Monteiro abordou a criação e execução de Pequenos Planos de Mudança (PPM).
E, foi dado palco e voz às ideias dos jovens para as suas comunidades e à forma como podem implementá-las para e com os outros, fomentando assim o exercício do debate, da participação e da cidadania.
O fim-de-semana residencial foi ainda abrilhantado pela exibição do documentário CABRALISTA – do produtor e realizador Valério Lopes – que é, acima de tudo, uma ode à sabedoria de Amílcar Cabral e promove uma reflexão alargada sobre a sociedade, abordando conceitos tão atuais como a emancipação africana e a resiliência.
“No Firma pa nô Dritus – Bolama” é implementado pela FEC em parceria com a Academia Ubuntu Guiné-Bissau, com financiamento da União Europeia na Guiné-Bissau.
Últimas notícias…

Projeto Balcão Jovem promove workshops com as mulheres chefes de família
O Projeto Balcão Jovem organizou um conjunto de 11 workshops com as Mulheres Chefes de Família no distrito de Nlhamankulu, em #Mocambique, sob o tema ”Balanço das atividades desenvolvidas no ano 2022” & “Problemas Sociais nas Comunidade: sinais, soluções e ações...

Equipa Multissetorial de Resiliência e Segurança Alimentar reúne-se no Município do Virei, em Angola
No dia 5 de setembro decorreu a primeira reunião da Equipa Multissetorial de Resiliência e Segurança Alimentar (EMRSA) no âmbito do projeto KuPE. O objetivo da ERMSA é debater com as autoridades locais e sociedade civil as principais ações desenvolvidas, de modo a...