Curta-Metragem “NZILA NGOLA” É Premiada nos XXII Encontros de Cinema de Viana

12 Mai, 2022

A curta-metragem NZILA NGOLA foi premiada no festival “XXII Encontros de Cinema de Viana”, com 2 distinções: Prémio PrimeirOlhar e Prémio PrimeirOlhar Cineclubes. A primeira distinção engloba um prémio no valor de 1500€ a ser atribuído aos realizadores, enquanto que a segunda oferece a possibilidade ao filme de ser visto no circuito dos cineclubes, o que é uma excelente oportunidade na divulgação do trabalho que foi desempenhado.

Muito orgulhoso e sempre grato por fazer parte de algo tão maravilhoso e impactante. Não me arrependo de ter deixado de fazer outras coisas por causa da oficina. Não fico apenas feliz pelos prémios, mas fico feliz também pela linda experiência que vivi durante aquelas duas semanas em que preparamos as músicas para o filme até aos dias da apresentação, com certeza, uma das melhores experiências que já tive. Sou muito grato ao Mosaiko, ao António-Pedro e a todos os colegas que comigo viveram estes momentos. O Nzila Ngola já é um prémio para mim, mesmo sem os prémios. Mas fico sempre feliz por saber que mais pessoas ao redor do mundo tiveram contacto e se impactaram com a nossa história.” – Benedito Tjyakala, um dos realizadores da curta após a distinção. 

Nzila Ngola é uma curta que segue um dia na vida de meninos pelas ruas de Luanda, realizada por um grupo de jovens na oficina “Do Filme à Música” sob a direção artística de António-Pedro. Esta é mais uma das várias distinções que a curta metragem já recebeu, entre as quais:

– Seleção para participar no Festival Lift Off, no Reino Unido e UNICEF Innocenti, em Itália. (Agosto de 2021).
– Seleção para participar no Festival Sintra Con-cê, em Portugal. (Agosto de 2021).
– Seleção para participar no Crossroads International Short Film Festival, em Istambul, na Turquia. (Agosto de 2021).
– Seleção para participar no Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, no qual foi o vencedor na categoria “Melhor Curta”. ( Novembro de 2021).
– Seleção para participar na Competição Nacional da 1ª edição do DOC_LUANDA – Festival Internacional de Cinema Documental, em Angola. (Abril de 2022).
– Vencedor dos prémios “PrimeirOlhar2022”, Oficial e Cineclubes, em Portugal. (Maio 2022).
A curta-metragem foi uma atividade realizada no âmbito do projeto Promoção da Advocacia de Políticas Públicas Inclusivas em Angola, em parceria com o Instituto Mosaiko, financiado pela União Europeia em Angola e pelo Camões, I.P.

Últimas notícias…

267 Portugueses fazem voluntariado missionário

267 Portugueses fazem voluntariado missionário

267 portugueses dedicam-se a ações de Voluntariado Missionário em 2024, 106 jovens e adultos realizam projetos de voluntariado missionário em países em vias de desenvolvimento e 161 desenvolve atividades de voluntariado/missão em Portugal. Um número global mais baixo...

read more