Baús Pedagógicos Equipam Jardins de Infância na Beira
Os cinco jardins de infância que integram o Projeto Somos Moçambique II – Componente de Educação de Infância – localizam-se na cidade da Beira/Sofala e estão a ser equipados com infraestruturas e Baús Pedagógicos (kits de equipamentos lúdicos e didáticos que visam facilitar atividades facilitadoras da socialização, jogo de faz de conta, descoberta da natureza, aprendizagens de literacia e numeracia através de materiais diferenciados e culturalmente inspirados).
No que diz respeito à área do desenho e expressão plástica, os jardins foram equipados com paredes de ardósia, papel de diferentes tamanhos e formas, tintas e lápis (cera, pau, canetas de feltro) que conjuntamente com o recurso a materiais locais (tintas confecionadas com água de cozedura de alimentos e pincéis recolhidos no ambiente envolvente – folhas de diferentes tamanhos e formas, penas de aves…) têm permitido às crianças experimentar, desenhar e pintar com diferentes materiais e em suportes variados. Desta forma, as crianças podem maximizar as suas potencialidades comunicativas e lúdicas das linguagens e de mediadores plásticos.
Os Jardins de Infância que estão a ser equipados são:
- Jardim de Infância Sagrado Coração de Maria-Bairro Manga Mascarenhas;
- Jardim de Infância Santa Maria Amandina – Bairro Manga Nhacoonjo;
- Jardim de Infância da Escola Comunitária João XXIII – Bairro da Manga Chingussura;
- Jardim de Infância – Escolinha Comunitária AACO (Associação de Apoio a crianças Órfãos) Bairro da Munhava;
- Jardim de Infância Santa Clara de Assis – Bairro Macuti.
O Projeto Somos Moçambique é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e pela VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano e é cofinanciado pelo Camões, I.P., Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.
Últimas notícias…

“Volta Atrás!”: novo projeto apela a um consumo informado, consciente e responsável pelas Pessoas e pelo Planeta
Vivemos num tempo em que cada escolha conta. As decisões de consumo que tomamos todos os dias têm impacto direto nas pessoas e no planeta — e tornar essas escolhas mais justas e sustentáveis é urgente. O projeto “Volta Atrás!” surge para estimular um consumo...

Leitura com raízes, voz e imaginação!
A literatura é um meio privilegiado de acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento, sendo o livro um dos seus instrumentos fundamentais. É com base nesta visão que os workshops de exploração literária do projeto Jovens Leitores iniciaram este mês, em Bolama, na...