Baús Pedagógicos Equipam Jardins de Infância na Beira

7 Jun, 2022homepage, Moçambique, Somos Moçambique

Os cinco jardins de infância que integram o Projeto Somos Moçambique II – Componente de Educação de Infância – localizam-se na cidade da Beira/Sofala e estão a ser equipados com infraestruturas e Baús Pedagógicos (kits de equipamentos lúdicos e didáticos que visam facilitar atividades facilitadoras da socialização, jogo de faz de conta, descoberta da natureza, aprendizagens de literacia e numeracia através de materiais diferenciados e culturalmente inspirados).

No que diz respeito à área do desenho e expressão plástica, os jardins foram equipados com paredes de ardósia, papel de diferentes tamanhos e formas, tintas e lápis (cera, pau, canetas de feltro) que conjuntamente com o recurso a materiais locais (tintas confecionadas com água de cozedura de alimentos e pincéis recolhidos no ambiente envolvente – folhas de diferentes tamanhos e formas, penas de aves…) têm permitido às crianças experimentar, desenhar e pintar com diferentes materiais e em suportes variados. Desta forma, as crianças podem maximizar as suas potencialidades comunicativas e lúdicas das linguagens e de mediadores plásticos.

Os Jardins de Infância que estão a ser equipados são: 

  • Jardim de Infância Sagrado Coração de Maria-Bairro Manga Mascarenhas;
  • Jardim de Infância Santa Maria Amandina – Bairro Manga Nhacoonjo;
  • Jardim de Infância da Escola Comunitária João XXIII – Bairro da Manga Chingussura;
  • Jardim de Infância – Escolinha Comunitária AACO (Associação de Apoio a crianças Órfãos) Bairro da Munhava;
  • Jardim de Infância Santa Clara de Assis – Bairro Macuti.

O Projeto Somos Moçambique é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e pela VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano e é cofinanciado pelo Camões, I.P., Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.

Últimas notícias…

KuPE é o novo projeto da FEC em Angola

KuPE é o novo projeto da FEC em Angola

Kulonguela Pala Ekongoko significa em língua cuval, usada no município do Virei, Educar para a Saúde. Aprovado na Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento 2022 do Camões, I.P., o projeto KuPE – Kulonguela Pala Ekongoko: Educar para a...

read more
Do Consumo Individual à Mudança Local

Do Consumo Individual à Mudança Local

Uma equipa do Mosaiko está esta semana em Menongue, Província do Cuando Cubango, a realizar o IIIº módulo da formação –Educação para a Transformação/ Trainning for Transformation-TfT. Durante os dias de formação, os participantes estão aprofundar os seus conhecimentos...

read more