Bonecos de Pano Integram Baús Pedagógicos em Jardim de Infância de Moçambique

14 Jun, 2022homepage, Moçambique, Somos Moçambique

A comunidade educativa do jardim de infância Santa Maria Amandina, localizado no Bairro da Manga Nhacoonjo, recebeu em festa dois novos bonecos de pano que integram as casinhas de exterior dos Baús Pedagógicos (Kits de material didático e lúdico que promovem a aprendizagem ativa e holística) do Projeto Somos Moçambique II – Componente de Educação de Infância.

Recriando, no alpendre do espaço exterior do jardim de infância, a cerimónia tradicional de apresentação de forasteiros-novatos à comunidade, os “bonecos” ganharam padrinhos e madrinhas (elementos protetores dos forasteiros), foram apresentados a todos e fizeram uma visita guiada pelas crianças aos diferentes espaços – salas, recreio, cozinha, gabinete da direção. A festa continuou ao ar livre, envolvendo todas as crianças e adultos. Dançou-se, cantou-se, improvisaram-se batuques, realizou-se uma curta oração de Ação de Graças – agradecendo a reabertura do Jardim de infância, a saúde de todos e a chegada dos novos elementos. Nesta festa, não faltou o tradicional momento do Corta o Bolo.

Pequenos Projetos recriando a cultura local são momentos privilegiados de socialização e enculturação conferindo congruência à aprendizagem e promotores do desenvolvimento de sentimentos de pertença à comunidade e às suas tradições. Como salientou um dos educadores no momento de avaliação em equipa da atividade: “Foi um dia com uma visão diferente. Todos fizemos coisas novas que não esperávamos. Não esperávamos que as crianças fossem tão capazes. E agora ainda vamos acreditar e fazer mais…”

O jardim de infância Santa Maria Amandina é um dos cinco jardins de infância que integra o Projeto Somos Moçambique – componente de Educação de Infância.

O Projeto Somos Moçambique é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e pela VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano e é cofinanciado pelo Camões, I.P., Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.

Últimas notícias…

KuPE é o novo projeto da FEC em Angola

KuPE é o novo projeto da FEC em Angola

Kulonguela Pala Ekongoko significa em língua cuval, usada no município do Virei, Educar para a Saúde. Aprovado na Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento 2022 do Camões, I.P., o projeto KuPE – Kulonguela Pala Ekongoko: Educar para a...

read more
Do Consumo Individual à Mudança Local

Do Consumo Individual à Mudança Local

Uma equipa do Mosaiko está esta semana em Menongue, Província do Cuando Cubango, a realizar o IIIº módulo da formação –Educação para a Transformação/ Trainning for Transformation-TfT. Durante os dias de formação, os participantes estão aprofundar os seus conhecimentos...

read more