BRINCAR E COOPERAR: Da Exploração à Cooperação

14 Jun, 2022homepage, Moçambique, Somos Moçambique

O jardim de infância Santa Clara de Assis é um dos cinco jardins de infância que integram a componente de Educação de Infância do Projeto Somos Moçambique II. No sentido de facilitar a reabertura (Fevereiro de 2022) segura, em tempo de pandemia COVID 19, a equipa de Projeto e as direções dos estabelecimentos optaram por privilegiar práticas pedagógicas e materiais no exterior, maximizando o distanciamento social e a ventilação.

Neste jardim de infância, para além da cozinha de exterior e da parede de ardósia que integram todos os Baús Pedagógicos – Somos Moçambique II, a direção apetrechou o espaço exterior também com pneus, devidamente higienizados e seguros. Estes materiais permitiram explorações individuais empenhadas, descobertas e partilhas conjuntas bem-humoradas, tal como modos de utilização socializados.

 No decurso das descobertas, um dos monitores preparou o ambiente pedagógico colocando vários pneus em galeria, criando a simulação de um túnel. Esta proposta desencadeou, durante semanas, brincadeiras mais estruturadas, envolvendo mais novos e mais velhos. Com apoio inicial dos adultos, todos experimentaram entrar e atravessar o “túnel”, aprendendo a respeitar a sua vez e o ritmo dos companheiros durante o percurso. Em contexto, experimentaram tranquila, assertiva e naturalmente regras de convivência essenciais para a vida. Gradualmente a brincadeira foi-se tornando mais livre da orientação dos adultos e as crianças foram ganhando autonomia e capacidade de auto e hétero regulação.

O PROJETO SOMOS MOÇAMBIQUE II é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões, I.P., Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.

Últimas notícias…

KuPE é o novo projeto da FEC em Angola

KuPE é o novo projeto da FEC em Angola

Kulonguela Pala Ekongoko significa em língua cuval, usada no município do Virei, Educar para a Saúde. Aprovado na Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento 2022 do Camões, I.P., o projeto KuPE – Kulonguela Pala Ekongoko: Educar para a...

read more
Do Consumo Individual à Mudança Local

Do Consumo Individual à Mudança Local

Uma equipa do Mosaiko está esta semana em Menongue, Província do Cuando Cubango, a realizar o IIIº módulo da formação –Educação para a Transformação/ Trainning for Transformation-TfT. Durante os dias de formação, os participantes estão aprofundar os seus conhecimentos...

read more