BRINCAR E COOPERAR: Da Exploração à Cooperação
O jardim de infância Santa Clara de Assis é um dos cinco jardins de infância que integram a componente de Educação de Infância do Projeto Somos Moçambique II. No sentido de facilitar a reabertura (Fevereiro de 2022) segura, em tempo de pandemia COVID 19, a equipa de Projeto e as direções dos estabelecimentos optaram por privilegiar práticas pedagógicas e materiais no exterior, maximizando o distanciamento social e a ventilação.
Neste jardim de infância, para além da cozinha de exterior e da parede de ardósia que integram todos os Baús Pedagógicos – Somos Moçambique II, a direção apetrechou o espaço exterior também com pneus, devidamente higienizados e seguros. Estes materiais permitiram explorações individuais empenhadas, descobertas e partilhas conjuntas bem-humoradas, tal como modos de utilização socializados.
No decurso das descobertas, um dos monitores preparou o ambiente pedagógico colocando vários pneus em galeria, criando a simulação de um túnel. Esta proposta desencadeou, durante semanas, brincadeiras mais estruturadas, envolvendo mais novos e mais velhos. Com apoio inicial dos adultos, todos experimentaram entrar e atravessar o “túnel”, aprendendo a respeitar a sua vez e o ritmo dos companheiros durante o percurso. Em contexto, experimentaram tranquila, assertiva e naturalmente regras de convivência essenciais para a vida. Gradualmente a brincadeira foi-se tornando mais livre da orientação dos adultos e as crianças foram ganhando autonomia e capacidade de auto e hétero regulação.
O PROJETO SOMOS MOÇAMBIQUE II é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões, I.P., Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...