Despertar o Gosto Pela Leitura em Jardim de Infância de Moçambique
As crianças em idade pré-escolar foram um dos setores da população mais fustigado pelo prolongado encerramento dos estabelecimentos educativos devido à dupla crise provocada pelos ciclone Idai (2019)/Eloise(2021) e pela pandemia Covid 19. Com a reabertura destes estabelecimentos, as necessidades de socialização e comunicação entre crianças e entre crianças e adultos têm sido uma das prioridades pedagógicas nos Jardins-de-infância que integram o Projeto Somos Moçambique II – Componente de Educação de Infância.
Uma das Áreas de Aprendizagem promovidas pelo Projeto Somos Moçambique II – componente de Educação de Infância é o desenvolvimento da linguagem e comunicação oral e escrita. Através de livros ilustrados, conto de histórias, cartazes elaborados pelos educadores e crianças, leitura de imagens de revistas e paredes animadas e diálogos sobre os trabalhos realizados, os educadores têm propiciado momentos de comunicação, criando-se assim condições para o aumento de competências no domínio da linguagem- autoconfiança, no gosto por comunicar, no aumento do vocabulário e da sua utilização em contextos corretos.
Muitos destes momentos são vividos no exterior de modo a promover a continuidade educativa entre todos os espaços do Jardim de infância. Uma das educadoras participantes no Projeto referiu a este propósito: “ É bom usarmos mais o recreio, o ar livre. Aprendi a conhecer melhor as crianças. Tudo o que fazia na sala passei também a fazer no recreio…brinco e conto histórias, faço jogos e dançamos. Elas conversam mais e têm muitas iniciativas de brincadeiras e atividades”.
O Projeto Somos Moçambique é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões, I.P., Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...