Nasceu uma Sala de Estimulação para as crianças da Casa de Acolhimento Bambaran na Guiné-Bissau

18 Jun, 2022Guiné-Bissau, homepage, Projeto IN

A Caritas Guiné-Bissau e a FEC – Fundação Fé e Cooperação, inauguraram, esta quarta-feira, a Sala de Estimulação no Jardim Escola Inclusivo Bambaran, em Bôr.

A Sala de Estimulação Sensorial e Cognitiva do Jardim Escola Inclusivo Bambaran [JEIB] garante, à equipa pedagógica e à equipa de técnicos do JEIB, os recursos necessários para intervir em crianças com Necessidades Educativas Especiais, apoiando-as através de terapia ou sessões de desenvolvimento individual, melhorando assim as suas competências motoras, cognitivas, de socialização e a sua autonomia.

Esta evolução, que permite melhorar a qualidade de vida dos alunos e alargar os seus horizontes, só foi possível graças ao dinheiro angariado através de uma campanha de Crowdfunding lançada, em 2021, no âmbito do projeto IN: Escola Inclusiva.

A boa vontade dos doadores – que resultou em 1400 euros angariados – permitiu a aquisição de materiais de estimulação como uma piscina de bolas, tapetes de fisioterapia, bolas de pilates e também materiais pedagógicos como geoplanos, instrumentos musicais, letras manipuláveis e jogos de encaixe.

“Equipar o JEIB é muito pertinente, porque vai ajudar-nos a trabalhar com as crianças com necessidades educativas especiais, utilizando materiais adequados para dar resposta às necessidades identificadas, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da competência e da capacidade das crianças”, reforçou Fulé Indjai, Diretora do Jardim-Escola Inclusivo Bambaran.

O evento de inauguração da sala de estimulação contou com uma manifestação teatral sobre educação inclusiva, interpretada pelas crianças do próprio Jardim de Infância, e com o lançamento do Hino à Inclusão, composto e interpretado pelo cantautor guineense Binhan Quimor, que incita a que os cidadãos assumam o papel de agentes de inclusão nas suas comunidades.

O IN – Escola Inclusiva: Qualidade da oferta e Sustentabilidade é um projeto financiado pela Caritas Alemã e implementado pela FEC em parceria com a Caritas Guiné-Bissau.

Últimas notícias…

KuPE é o novo projeto da FEC em Angola

KuPE é o novo projeto da FEC em Angola

Kulonguela Pala Ekongoko significa em língua cuval, usada no município do Virei, Educar para a Saúde. Aprovado na Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento 2022 do Camões, I.P., o projeto KuPE – Kulonguela Pala Ekongoko: Educar para a...

read more
Do Consumo Individual à Mudança Local

Do Consumo Individual à Mudança Local

Uma equipa do Mosaiko está esta semana em Menongue, Província do Cuando Cubango, a realizar o IIIº módulo da formação –Educação para a Transformação/ Trainning for Transformation-TfT. Durante os dias de formação, os participantes estão aprofundar os seus conhecimentos...

read more