Projeto EKEVELO Reforça Apoio À Agricultura Familiar no Município do Virei
Desde 2020 que o projeto EKEVELO está em implementação em 4 comunidades do município do Virei, na província do Namibe, trabalhando diretamente com 160 agregados familiares que atravessam sérios desafios face à seca severa que assola o sul de Angola.
O trabalho com estas famílias envolve capacitações em técnicas agropecuárias e a utilização de sementes mais adaptadas ao contexto, a construção de infraestruturas de água que garantam o acesso para consumo humano, animal e para rega agrícola, a aposta em sistemas de rega que minimizem o desperdício de água, a produção de suplementos alimentares para o gado, sensibilizações sobre alimentação e nutrição às comunidades do município, entre outras ações transversais ao projeto.
Até ao momento, o projeto destaca-se pelo trabalho de 40 (18 mulheres) facilitadores das comunidades locais; a dinamização de 4 campos de experimentação agropecuária, onde as famílias recebem capacitação para uma prática mais resiliente; a construção de 5 infraestruturas de acesso à água (3 furos artesanais, 1 furo industrial e 1 barragem subterrânea); a constituição e dinamização de 1 Equipa Multissectorial municipal, envolvendo os técnicos das instituições públicas municipais, autoridades tradicionais e organizações locais, que trabalham com o projeto e acompanham as suas ações de perto; a instalação de 2 estações agrometeorológicas, com transmissão dos seus dados horários online, de livre acesso; 7 sensibilizações em alimentação e nutrição em escolas e postos de saúde do município, envolvendo as autoridades locais; a dinamização de 4 Seminários Provinciais em temas como o acesso à água, agricultura no semiárido, alimentação e nutrição e dinamização comunitária.
Alavancado no trabalho já efetuado, no passado mês de maio o projeto EKEVELO entregou a cada uma das 160 famílias beneficiárias do projeto um kit agrícola composto por 3 enxadas, 1 catana, 3 kg de sementes de milho, 2 kg de sementes de massango e 1 kg de sementes de abóbora. Com a entrega destes insumos, estas famílias poderão agora melhorar a atividade agrícola, pondo em prática, nas suas lavras familiares, os conhecimentos aprendidos até aqui.
O projeto EKEVELO é uma ação integrada no Programa FRESAN, financiado pela União Europeia e co-gerido pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.
Esta notícia foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da FEC e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.
O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, gerido parcialmente e cofinanciado pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...