FEC apresenta projeto que coloca a estatística ao serviço da Educação

11 Nov, 2022Guiné-Bissau, homepage, PESIDE

Desenhado com o objetivo de melhorar a governação do sistema de dados da educação, a nível central e regional, o PESIDE – Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao Serviço do Desenvolvimento da Educação foi apresentado na passada sexta-feira.
Financiado pela União Europeia, o PESIDE, numa intervenção de 66 meses, assume que o reforço das estatísticas escolares é essencial para melhor observar e decidir sobre a evolução do sistema de ensino, configurando-se, assim, como um importante apoio à definição de estratégias para o setor do Ministério da Educação Nacional.
O projeto, que irá percorrer toda a Guiné-Bissau até 2026 , aposta no reforço de capacitação dos quadros do Ministério a nível regional e central; na requalificação de salas de dados dos Polos Setoriais e Direções Regionais de Educação, no apetrechamento com sistemas solares e material informático e na mobilidade dos estatísticos; reforça o apoio à DGEPASE, através de uma assessoria técnica em permanência e na criação de um modelo de coordenação intra-ministerial entre DGEPASE e restantes Direções Gerais do MEN, no âmbito da análise dos dados estatísticos educativos. Para além disso, será consolidada e tornada acessível a todas regiões a plataforma informática SIGE, de inserção e tratamento de dados estatísticos da educação.
O PESIDE é implementado pela Fundação Fé e Cooperação [FEC], em parceria com o Ministério da Educação Nacional e com financiamento da União Europeia.

Últimas notícias…

Guiné-Bissau: PESIDE estreou-se na região de Oio

Guiné-Bissau: PESIDE estreou-se na região de Oio

O projeto PESIDE estreou-se na região de Oio com a realização do workshop de lançamento, destinado aos agentes educativos, autoridades locais e à comunidade em geral. Durante o workshop, foram apresentados os objetivos do PESIDE, as atividades já realizadas e as...

read more