PRECASE reforça competências dos técnicos ministeriais que atuam na Educação

9 Mai, 2023

Entre o final de abril e o início de maio realizou-se, em Bissau, a 3ª edição da Formação em Monitorização, Qualidade e Avaliação do Sistema Educativo, para 25 técnicos do Ministério da Educação, nomeadamente da Inspeção Geral da Educação (IGE), Direção Geral de Estudos, Planeamento e Análise do Sistema Educativo (DGEPASE), Direção Geral de Ensino Básico e Secundário (DGEBS), Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE), Direção de Serviço de Informática (DSI) e Gabinete de Exames Nacionais (GEN).

Esta formação, ministrada pelo Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, está dividida em duas componentes, presencial e à distância, com duração total de 100 horas. Na componente presencial teve como módulos: Análise das Organizações escolares; Fundamentos da avaliação; Avaliação de professores e organizações escolares; e Monitorização e avaliação de programas e projetos. E, visa contribuir para o aperfeiçoamento das competências dos Técnicos do Ministérios da Educação Nacional e do Ensino Superior e Investigação Científica, gerando uma melhoria na qualidade em termos de monitorização e avaliação do sistema educativo.

A ação está a ser realizada no âmbito do Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PRECASE-GB), implementada pela FEC e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em parceria com Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau e financiada pelo Camões, I.P.

Últimas notícias…