Projeto Yamukela realizou atividade de apresentação dos termos de referência para produção dos baús pedagógicos inclusivos

26 Jul, 2023homepage, Moçambique, Projeto Yamukela

No âmbito do projeto Yamukela foi realizada uma atividade de apresentação dos termos de referência para produção dos baús pedagógicos inclusivos aos parceiros do projeto.

Há vários anos que a FEC trabalha nos seus projetos de educação com baús pedagógicos: Conjunto de ferramentas pedagógicas, divididas por área de desenvolvimento da criança: 5 Kits – Kit de Faz de Conta, Kit Conhecimento do Mundo, Kit, Expressões, Kit Jogos e Kit da Biblioteca.

Estas ferramentas entregues às escolas e, na sua maioria, produzidas por artesãos locais, permitem que as crianças aprendam e desenvolvam as suas capacidades sociais e cognitivas enquanto brincam, uma vez que os materiais abrangem, de forma integrada, todas as áreas do desenvolvimento infantil.

Os materiais são um apoio à prática pedagógica dos agentes educativos, permitindo que as crianças sejam elas próprias construtoras da sua aprendizagem, através de brincadeira livre e tentativa-erro.

A Universidade Pedagógica, o Centro de Recursos de Educação Inclusiva, a Associação de Cegos e Amblíopes de Moçambique e Direções Distritais da Educação foram alguns dos parceiros presentes na atividade de apresentação.

Foi ainda realizado um encontro com a Associação Yinguisseta, uma organização que tem como objetivo trabalhar para o desenvolvimento da comunidade e restaurar a esperança de vida. 

O projeto Yamukela – Inclusão Social nas Comunidades da Cidade de Maputo pretende melhorar o desenvolvimento inclusivo e a redução das desigualdades sociais em Moçambique, é financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P..

Últimas notícias…