Projeto Balcão Jovem Organiza Visita a Centros de Formação
No âmbito do projeto Balcão Jovem foi realizada, no passado dia 2 de agosto, uma visita com stakeholders do projeto a dois centros de formação em Maputo: Thowana Centro de moda com o curso de Corte, Costura, Modelagem e técnicas de empreendedorismo e a Escola de Culinária Kensany com os jovens beneficiários a serem formados em culinária.
Durante a visita, a diretora e designer da Twowana Centro de Moda, Ester Cumbane, destacou o empenho dos jovens como um fator crucial para o sucesso e para a obtenção de um possível estágio.
Um dos principais desafios apontados, durante a visita, para a área da moda foi o facto de a maioria dos alunos não possuir máquina de costura em casa. Como alternativa, Ester refere que tem procurado ensinar os jovens a fazer costura à mão.
Estiveram presentes nesta iniciativa a equipa do projeto, a Administração do distrito, o presidente da Rede de Conselheiros da Khandlelo, representantes dos bairros, vereador, representante da rede das mulheres Chefes de Família e ainda vários especialistas de diversas áreas gastronómicas que foram convidados pelo chef de cozinha e formador do curso de gastronomia, Rogério Matusse. A presença destes especialistas proporcionou momentos de interação com os beneficiários na escola.
No final da visita, os dois formadores realizaram palestras sobre os cursos e as suas histórias de vida.
Até ao momento o projeto Balcão Jovem já beneficiou 60 jovens com bolsas de formação técnico profissional, sendo que a participação nestas formações é encarada, muitas vezes, como uma possível porta para a realização de estágios.
O Projeto Balcão Jovem é implementado pela Associação Para o Desenvolvimento Juvenil – KHANDLELO em parceria com a FEC e com o Centro de Formação Profissional de São José de Lhanguene e é financiado pela Misereor.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...