FEC e MOSAIKO alertam para a urgência de proteger o Ambiente e os Direitos Humanos, em Angola
Entre os dias 28 de agosto e 28 de setembro, Angola será palco de uma nova campanha de comunicação com o mote “Defender o Ambiente é lutar pelos Direitos Humanos”. Este será um esforço conjunto da FEC | Fundação Fé e Cooperação e do MOSAIKO | Instituto para a Cidadania.
Esta iniciativa tem como propósito central sensibilizar as comunidades para a promoção de um ambiente limpo e saudável enquanto Direito Humano e irá incidir sobretudo em Luena, Bundas e Menongue, nas Províncias de Moxico e Cuando Cubango.
Angola é o 50º país do mundo mais vulnerável às alterações climáticas e o 9º menos preparado para combater os seus efeitos. Prevê-se que, até 2050, a temperatura média mensal aumente 1,5º e que eventos extremos como ondas de calor, secas e inundações se tornem frequentes. Neste sentido, são vários os Direitos Humanos colocados em risco, como o direito à vida, à saúde, à alimentação, a um ambiente saudável, entre outros, agravando-se com as condições de vulnerabilidade pré-existentes nestas comunidades.
Assim, a campanha pretender alertar e recomendar órgãos de decisão e de influência para a necessidade urgente de adotar medidas que contrariem o avanço desta conjuntura. Além disso, também fornece orientações sobre o papel de cada cidadão para a construção de um futuro mais saudável.
A campanha terá ações de sensibilização e consciencialização, como recolhas de lixo e pintura de murais, frequentes nos três municípios e em Luanda. Será ainda realizado o lançamento de um estudo e de um microsite que reúne informações e estudos acerca dos Direitos Humanos e Ambientais.
É possível acompanhar diariamente estas e outras ações e conteúdos nas redes sociais da FEC e do MOSAIKO.
A FEC e o MOSAIKO convidam todos a participar nesta campanha e a contribuir para a promoção de um ambiente sustentável e para a garantia dos Direitos Humanos.
Inserida no projeto USAKI: Somos Ambiente, a campanha terá o apoio financeiro da União Europeia e o co-financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.).
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...