Novos horizontes para a Educação de Infância no Niassa: frutos do IV Fórum Provincial

29 Nov, 2023homepage, Moçambique, Projeto Othukumana III

O projeto Othukumana – Juntos III realizou o IV Fórum Provincial “Juntos pela Criança”, com o mote “Da semente ao fruto: A jornada da Educação de Infância na Província do Niassa” e reuniu profissionais da Educação de Infância, representantes de associações e instituições de ensino da Província do Niassa. 

Durante o evento, os participantes desfrutaram de notáveis momentos culturais e participaram em reflexões aprofundadas sobre os desafios e as oportunidades no acesso à Educação de Infância na Província do Niassa. 

Através da partilha de experiências e testemunhos, destacou-se o papel vital da cultura e do envolvimento da comunidade na proteção da criança e ficou evidente que a partilha de boas-práticas levará ao surgimento de estratégias inovadoras para superar os desafios educacionais do pré-escolar na Província, como referiu o representante da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social, entidade do Governo da Província.

O dia ficou também marcado pela apresentação do Manual “Os Caminhos para os Direitos da Criança em Moçambique” e do Diagnóstico sobre a “Proteção da Criança em Moçambique e Província do Niassa”, que constituem importantes recursos para uma melhoria contínua da Educação de Infância no país.

Estas reflexões foram sendo lideradas pela FEC e pelas organizações parceiras como a ACABE (Associação Amigos da Criança Boa Esperança), o Jardim de Infância Padre Eugénio Menegon e as Escolinhas Comunitárias do Niassa. 

O evento insere-se no âmbito do Projeto Othukumana – Juntos III, uma iniciativa da Diocese de Lichinga em parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação, financiada pela Misereor e Kindermissionwerk. 

Últimas notícias…