Projeto MA TUNINGI promove troca de experiências entre cooperativas agrícolas
O projeto MA TUNINGI promoveu um intercâmbio entre cooperativas agrícolas, levando 15 membros das suas cooperativas beneficiárias e 4 técnicos das autoridades locais e provinciais do Namibe até à Província do Huambo, para uma atividade de troca de experiências com 2 cooperativas de referência do Município de Ecunha.
Nesta atividade, as cooperativas do Namibe puderam ouvir o testemunho dos membros das cooperativas Coopecunha e Essucula sobre os seus modelos de gestão/organização, manutenção de sede/armazém, processo de legalização, iniciativas de armazenamento, processamento e venda de produtos. Além disto, também puderam perceber os tipos de serviços que estas cooperativas prestam aos seus cooperantes e a terceiros, criando condições para gerar o seu próprio rendimento e permitir a sua sustentabilidade.
Após dias intensos, onde se contabilizam mais de 1600km percorridos entre Províncias, os participantes realçam a importância que esta atividade teve para poderem “elucidar-se sobre o que uma cooperativa pode atingir” e afirmam que vão “levar para o Giraúl de Cima estes conhecimentos, para aplicarem nas suas cooperativas”.
No que diz respeito às autoridades locais, foi possível também uma interação muito próxima entre os representantes das duas Províncias, nomeadamente os Gabinetes Provinciais de Agricultura, Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) do Namibe e do Huambo e a Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) de Ecunha, bem como a Direção Municipal de Agricultura e Ação Social do município de Moçâmedes.
A FEC faz um agradecimento especial ao IDA do Huambo e à EDA de Ecunha, pela parceria na organização desta atividade e pelos seus contributos e exemplos, que enriqueceram esta troca de experiências.
O projeto MA TUNINGI é uma ação integrada no Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliencia e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiada pela União Europeia e parcialmente gerida pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.
Últimas notícias…
Fidelidade, acompanhamento e permanência. A FEC segundo Ana Patrícia Fonseca, nova Diretora-Executiva
Socióloga de formação, mãe de três crianças, Ana Patrícia Fonseca chega à Direção-Executiva da Fundação Fé e Cooperação depois de mais de 16 anos ao serviço na instituição. Pelo caminho, coordenou os departamentos de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social...
Pacto do Futuro: A Esperança da Mudança
Perante a necessidade de revitalizar um Sistema Internacional onde a solidariedade e a cooperação enfraquecem a cada dia que passa, onde os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) parecem cada vez mais longínquos e árduos de alcançar, surge a necessidade de...