Guiné-Bissau: Apresentação do projeto PESIDE no Setor Autónomo de Bissau
O projeto PESIDE está a decorrer na Guiné-Bissau, desde 2021, com o objetivo de implementar gradualmente um sistema nacional de gestão de dados educativos a nível central e regional.
O projeto tem sido apresentado de forma gradual nas diferentes regiões do país e este foi o oitavo workshop de apresentação, desta vez na região SAB (Setor Autónomo de Bissau). Durante o workshop, foi apresentado o projeto PESIDE, o ponto de situação atual da sua implementação e houve ainda espaço para um debate, onde foram discutidas diversas questões relacionadas com a implementação do projeto no país, numa troca de ideias e experiências que é fundamental para o sucesso do mesmo.
O evento contou com a presença de um representante do Diretor Regional da Educação, do DGEPASE (Direção Geral de Planeamento, Estudos e Avaliação em Educação), da equipa do projeto e ainda de membros da comunidade local e técnicos estatísticos e inspetores da região.
No total, nos oito workshop de apresentação do projeto já realizados, contámos com a participação de 293 pessoas. Estes encontros têm-se mostrado fundamentais para envolver os diversos atores locais e garantir uma implementação eficaz e alinhada com os objetivos para cada região e a nível nacional.
O PESIDE (Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao Serviço do Desenvolvimento da Educação), implementado pela FEC | Fundação Fé e Cooperação em parceria com o Ministério da Educação Nacional, é um projeto financiado pela União Europeia, que reforça o compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da Educação na Guiné-Bissau, através de iniciativas que promovem a capacitação e a colaboração entre os atores do setor a nível nacional.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...