“Uma t-shirt não se esgota”: nova campanha do projeto Pequenos Passos focada no consumo de moda sustentável

24 Abr, 2024homepage, Portugal, Projeto Pequenos Passos

Numa altura em que apenas 12% dos jovens mostram preocupações relativas à sustentabilidade no seu consumo de moda, a campanha do projeto Pequenos Passos, com duração até agosto, vem lembrar que “Uma t-shirt não se esgota”. Com o propósito de oferecer aos cidadãos, em particular aos jovens-adultos, as ferramentas necessárias para fazerem escolhas de vestuário mais sustentáveis e conscientes, esta iniciativa pretende também apoiar as marcas de moda na adoção de melhores práticas de sustentabilidade.

Com uma componente especialmente digital, a campanha estará focada nas redes sociais da FEC, no site especificamente construído para o projeto e ainda numa ação de grande impacto – o lançamento do podcast “Uma t-shirt não se esgota”, moderado por Filipa Galrão, que contará com cinco episódios, com os seguintes convidados: Luís Ribeiro, editor da Visão Verde; Catarina Barreiros, criadora de conteúdos digitais focada na sustentabilidade; Joana Campos Silva, consultora de comunicação e moda circular; Filipa Bibe, fundadora da escola Maria Modista; e Ana Patrícia Fonseca, da equipa da FEC.

Ana Patrícia Fonseca, Coordenadora do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social na FEC, explica: “Há um problema muito grande de desinformação sobre a indústria da produção de vestuário, o que impede, muitas vezes, que  os cidadãos possam fazer escolhas conscientes e informadas, assentes em informação credível e independente. E esta desinformação gera desconhecimento sobre como podemos consumir de forma sustentável. Com esta campanha, queremos informar e dar a conhecer pequenos passos que todos podemos adotar para um consumo mais consciente, social e ambientalmente responsável.

O facto de prevalecerem preferências de estilo e relação preço-qualidade, ao invés de existir uma preocupação com as condições de produção e impacto ambiental e social; ou as consequências profundamente prejudiciais, no planeta e nas pessoas, da produção de algodão são apenas algumas das conclusões daquela que é a base de toda esta campanha. São três estudos desenvolvidos pelas entidades envolvidas no projeto: o briefing “Algodão Global”, documento que analisa a cadeia global do algodão; o inquérito a jovens em Portugal sobre os seus hábitos de consumo de moda e vestuário, bem como a sua suscetibilidade ao consumo sustentável; e ainda o estudo sobre boas práticas para a sustentabilidade no setor da moda e do vestuário global.

Este projeto é promovido pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, em parceria com o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA – ISEG) e a Oficina Global, com o cofinanciamento do Camões, I.P..

Visite o site da campanha aqui.

Descarregue o documento com as principais conclusões dos estudos aqui.

Últimas notícias…