Moçambique: Formação sobre os 5 domínios do Desenvolvimento da Primeira Infância

5 Jun, 2024homepage, Moçambique, Projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé

O projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé iniciou uma formação focada nos 5 domínios de cuidados integrados para o Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI): Aprendizagem Precoce, Saúde, Nutrição, Cuidados Responsivos e Segurança e Proteção.

Cada um destes domínios é abordado e analisado em detalhe, através de debates abertos que explicam o que cada domínio implica, as ações necessárias e as metodologias para trabalhar estes aspetos nos seis módulos formativos a serem trabalhados ao longo do projeto. Os módulos incluem:

  • Identidade da Criança
  • Ambientes de Aprendizagem
  • Relação Adulto-Criança e Criança-Criança
  • Instrumentos de Gestão de Grupo
  • Trabalho com Família e Comunidade
  • Criação de Histórias e Técnicas de Leitura

Neste primeiro ano do projeto, o foco estará nos módulos de Identidade da Criança, Ambientes de Aprendizagem e Relação Adulto-Criança e Criança-Criança.

O ponto de partida foi no polo de Chokwé, na Província de Gaza, onde os beneficiários são educadores de infância e professores do Ensino Básico (de 1ª a 3ª classe) da Escolinha Comunitária e da Escola São Vicente de Paulo. A formação conta ainda com a participação do Técnico do Governo responsável pelo Departamento da Criança de Chokwé, promovendo uma articulação mais eficiente entre os órgãos de decisão e as escolas, no que diz respeito ao Desenvolvimento da Primeira Infância.

O projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé – Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo em Moçambique é implementado pela FEC, em parceria com a Associação Juvenil para o Desenvolvimento – Khandlelo e com a Um Pequeno Gesto, com financiamento do Camões, I.P.

Últimas notícias…