OCDE considera o projeto PRECASE um “bom exemplo” no desenvolvimento da educação nos PALOP
O projeto PRECASE foi referenciado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no relatório “Dinâmica de Desenvolvimento de África – competências, emprego e produtividade“, como um exemplo no desenvolvimento do ensino e formação profissional nos PALOP, fundamental para responder às necessidades do mercado de trabalho.
A OCDE sublinha a importância de abordar as desigualdades na educação e, em especial, a escassez de professores, que impede os jovens dos PALOP, incluindo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, de terem acesso a uma educação de qualidade.
Nesse contexto, a OCDE felicita as iniciativas em andamento para suprimir essas lacunas, mencionando, entre outros, o projeto PRECASE, implementado pela FEC e financiado pelo Camões, I.P., na Guiné-Bissau.
O PRECASE (Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau) teve início em 2019, com o objetivo de contribuir para a melhoria do sistema educativo, através da formação de profissionais do setor da educação e aumento dos padrões de qualidade da educação e da aprendizagem nos subsistemas pré-escolar, ensino básico e secundário.
É implementado pela FEC, com o financiamento do Camões, I.P., em parceria com o Ministério de Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica (MENESIC), com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL) e com Rede Nacional de Jardins de Infância da Guiné-Bissau (RENAJI-GB).
Encontre aqui mais informações sobre este projeto.
Últimas notícias…

Abertas pré-inscrições para Workshops de Exploração Literária na Guiné-Bissau
O projeto Jovens Leitores convida estudantes, professores, animadores culturais e apaixonados por literatura a participarem nos Workshops de Exploração Literária, na Guiné-Bissau! Estes workshops oferecem ferramentas inovadoras para dinamizar a leitura junto dos...

FEC é certificada como Empresa Familiarmente Responsável
Na viragem para 2025, a FEC foi certificada como Empresa Familiarmente Responsável (efr), tornando-se a primeira organização, a nível mundial, a obter esta distinção em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Este reconhecimento reforça o compromisso da Fundação em...