EN

Casa-comum
Folhas A4 de papel reciclado e agrafos
Sintra, 2020

A peça acima é altamente frágil e fala-nos da fragilidade da nossa casa.

Convida-nos a reconhecer que o espaço onde vivemos e habitamos precisa de ser cuidado. À semelhança de um jardim, a casa deve ser cuidada, tratada, podada se necessário, com com toda a dignidade, respeito e atenção.

NOT FOR SALE

NOT FOR SALE é uma exposição artística, que se apresenta de forma digital, devido à atual crise pandémica. A exposição integra o projeto — Juntos pela Mudança II, apresentando-se como um complemento sensorial da mensagem de cuidado da Casa Comum.

O trabalho, desenvolvido pela artista Rita RA, tem por base ideias chave já presentes no seu trabalho, como fragilidade, comunidade, cuidado e ação.

Explora plástica e digitalmente materiais como o papel, o vidro e o metal e matérias como a terra, a pedra e a água, convidando-nos ao reconhecimento visceral de tudo o que nos rodeia, numa proposta e diálogo interior para a ação e cuidado exterior.

Folha A4 de 80 gr:

1. Material comum e delicado
2. Exige cuidado para ser preservado com integridade

3. Facilmente se suja, se dobra e se destrói

Até finais do séc. XX era costume ver-se, na cidade de Lisboa e do Porto, cartões ou folhas brancas coladas nas janelas como sinal de que essa casa estava para arrendar. Ainda se vê em cidades e vilas pequenas pelo país fora. É um código popular, que passou de ter mensagens escritas nas folhas para a simplicidade da folha branca. 

Suscitando-nos a um olhar acutilante para a questão climática, e para a forma como cuidados e olhamos a nossa casa-comum e tudo o que nos rodeia, a artista Rita RA propõe uma alteração do código popular para — ESTA CASA NÃO ESTÁ PARA VENDA, NEM PARA ARRENDAR — como um código de ação e consciência individual e coletiva.

Convida-nos, assim, a participar no movimento — NOT FOR SALE — colando uma folha branca reciclada à janela e a partilhar fotografias nesta pasta-comum.

 

 

“Com o Acordo de Paris de 12 de dezembro de 2015, a comunidade internacional tomou consciência da urgência e necessidade de dar uma resposta coletiva para colaborar na construção da nossa casa-comum. Contudo, passados quatro anos desse Acordo histórico, observamos como os compromissos feitos pelos estados são ainda muito “fracos” e estão longe de alcançar os objetivos previstos.

Juntamente com tantas iniciativas, não só governamentais, mas por toda a  sociedade civil, é necessário perguntar se existe uma verdadeira vontade política para destinar mais recursos humanos, financeiros e tecnológicos, de forma a mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas e ajudar as populações mais pobres e vulneráveis, que são as que mais sofrem.

Com honestidade, responsabilidade e coragem, temos que pôr a nossa inteligência “ao serviço de outro tipo de progresso, mais saudável, mais humano, mais social, mais integral” (Laudato Si’, 112), que seja capaz de colocar a economia ao serviço do ser humano, construir a paz e proteger o ambiente. Enquanto a situação não é boa e o planeta sofre, a janela para uma oportunidade ainda está aberta. Ainda. Ainda estamos a tempo. Não deixemos que se feche.

Gostaria que estas três palavras-chave — honestidade, coragem e responsabilidade — ocupassem um lugar central no vosso trabalho hoje e amanhã, que acompanho, desde aqui, com os meus melhores desejos e com a minha oração.

Muito obrigado.”

Papa Francisco, Cimeira do Clima das Nações Unidas 2019

NOT FOR SALE é uma mostra artística desenvolvida pela artista Rita RA, promovida pela Fundação Fé e Cooperação, a Associação Casa Velha e a CIDSE no âmbito do projeto Juntos pela Mudança II.

 

UMA PARCERIA:

FINANCIADO POR: