Moçambique

 

Educação, Conhecimento e Competências

 

“Antes de participar neste projecto eu pensava que nunca ia mudar nada na minha vida, mas com a formação humana e a formação profissional, sinto que sou uma menina preparada para trabalhar e com este curso até consigo resolver problemas que na altura chamávamos um electricista e tínhamos que pagar.”

Roda Mahiana – Jovem Empreendedora em Xipamanine

Boa Governação
e Advocacia

 

“Agora temos uma informação fidedigna e válida, que nos permite ter um conhecimento mais amplo, mais seguro e mais real da situação da educação na Arquidiocese de Nampula. Já temos uma ideia mais clara de e para onde temos de caminhar, como temos de caminhar e com quem contamos para caminhar. Vai desafiar-nos a dar mais de nós: quando já temos as atividades planificadas durante 5 anos, não vai haver tempo para dispersão ou desorganização.”

Ir. Irene Argue das Mora – Comissão Arquidiocesana de Educação de Nampula

Cidadania Global e Direitos Humanos

 

“Faço parte da associação para o desenvolvimento juvenil Khandelo. Tive uma grande oportunidade de participar num curso de formação humana. Nesta formação pude aprender a trabalhar em equipa, o valor da pessoa, o que sei e gosto de fazer, motivação e satisfação no trabalho, importância do trabalho, desejos, limites e qualidades. Este curso despertou em mim um novo pensamento de que sem esforço não há recompensa. Desse modo posso ter uma vida formada humanamente. Agora irei entrar para o curso técnico profissional que poderá ajudar a ter uma vida independente para ajudar a renda familiar e na conclusão dos meus estudos. Desde já agradeço a todos aqueles que apoiam e acreditam em mim.”

Joaquim Macassane – Formando – Bairro de Xipamanine – Projeto “Xipamanine Empreendedor”

Jovens formados em Desenvolvimento Humano Integral

Agentes educativos participaram em formações pedagógicas

Jovens participaram em sessões de educação e participação cívica

Monitores de Educação de Infância com competências reforçadas

Niassa

Beira

Maputo

O nosso trabalho em Moçambique

Empreendedorismo

No Bairro Xipamanine vivem cerca de 24 mil pessoas. Há muita vida nos seus caminhos e ideias a que dar vida. Vale a pena acreditar e as associações locais põem mãos à obra. É neste contexto que se desenvolve o projeto “Xipamanine Empreendedor”. Uma parceria da FEC com a associação para o desenvolvimento juvenil Khandelo e a Universidade Católica do Porto que visa contribuir para a redução da incidência da pobreza na cidade de Maputo.

Educação de Infância

O projeto “Othukumana – Juntos” quer promover parcerias e inovação em torno da promoção da Educação de Infância em Moçambique, à semelhança da experiência levada a cabo na Guiné-Bissau com a participação da FEC e com base na experiência da ONGD Leigos para o Desenvolvimento na província do Niassa.

Últimas notícias dos nossos projetos em Moçambique

Formação em Implementação de Coleta de Dados

Formação em Implementação de Coleta de Dados

Aconteceu no dia 20 de agosto de 2021, a formação não prevista, no âmbito do Projeto Tchovar, Implementação de Coleta de Dados para concluir a atividade de recolha de dados da Baseline/Endline. Contou com a participação da equipa do projeto e com jovens empreendedores...

Moçambique – Capacitação Comités Proteção Criança

Moçambique – Capacitação Comités Proteção Criança

Iniciou no mês de Agosto de 2021, uma sequência de formações para os 11 comités comunitários de proteção da criança criados e reativados com o objetivo de criar uma estrutura comunitária para Proteção das Crianças, nas comunidades em que o Projeto Othukumana - Juntos...

Abertas incrições para o Prémio de Ilustrações Njinguirtane

Abertas incrições para o Prémio de Ilustrações Njinguirtane

A FEC lança, no dia 10 de Setembro, o prémio de Ilustrações Njinguiritane. O prémio comporta duas categorias, Categoria 1 - crianças moçambicanas dos 10 aos 17 anos, e, Categoria 2 - adultos moçambicanos singulares. O Concurso tem como objetivo promover a expressão...

Vencedores do Prémio Literário Njinguiritante, Categoria 2, Adultos- Singulares

Vencedores do Prémio Literário Njinguiritante, Categoria 2, Adultos- Singulares

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Literário Njinguiritante, Categoria 2, Adultos – Singulares. O Concurso tem como objectivo promover hábitos de leitura e escrita em literatura Infanto-juvenil e estimular a produção de trabalhos e de oportunidades para novos talentos e para autores moçambicanos através de contos infantis inéditos em língua portuguesa.

WEBINAR “Educação Inclusiva: Contextos e Realidades”

WEBINAR “Educação Inclusiva: Contextos e Realidades”

É já amanha, dia 27 de julho, entre as 9:00 e as 12:00 (PT) que vai ser dinamizado, pela Professora Ana Gomes, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, o WEBINAR “Educação Inclusiva: Contextos e Realidades”.

Cabo Delgado: Não nos Conformamos com a Violência

Cabo Delgado: Não nos Conformamos com a Violência

Organizações portuguesas da sociedade civil congratulam iniciativa de Marcelo Rebelo de Sousa, que reconhece o trabalho desenvolvido pelas organizações não-governamentais a atuar em Cabo Delgado.

Formação de agentes educativos de educação de infância

Formação de agentes educativos de educação de infância

Os jardins de infância, que integram o Projeto Somos Moçambique II, encontram-se em fase de preparação para a reabertura, tendo em conta a revisão de medidas para a contenção da propagação da COVID-19, divulgadas pelo Decreto 30/2021da República de Moçambique. Entretanto, os agentes educativos já iniciaram a capacitação em pedagogia e resiliência.