Moçambique

 

Educação, Conhecimento e Competências

 

“O Projeto RUFARO trouxe ensinamento, alegria e amizade com todos. Agora sei como preparar a terra, como lançar sementes, como adubar, qual o tamanho certo dos alimentos para colher e como alimentar melhor a minha família.”

Ana Paula Alberto – Residente no Bairro do Dondo

Boa Governação
e Advocacia

 

“Agora temos uma informação fidedigna e válida, que nos permite ter um conhecimento mais amplo, mais seguro e mais real da situação da educação na Arquidiocese de Nampula. Já temos uma ideia mais clara de e para onde temos de caminhar, como temos de caminhar e com quem contamos para caminhar. Vai desafiar-nos a dar mais de nós: quando já temos as atividades planificadas durante 5 anos, não vai haver tempo para dispersão ou desorganização.”

Ir. Irene Argue das Mora – Comissão Arquidiocesana de Educação de Nampula

Cidadania Global e Direitos Humanos

 

“Faço parte da associação para o desenvolvimento juvenil Khandelo. Tive uma grande oportunidade de participar num curso de formação humana. Nesta formação pude aprender a trabalhar em equipa, o valor da pessoa, o que sei e gosto de fazer, motivação e satisfação no trabalho, importância do trabalho, desejos, limites e qualidades. Este curso despertou em mim um novo pensamento de que sem esforço não há recompensa. Desse modo posso ter uma vida formada humanamente. Agora irei entrar para o curso técnico profissional que poderá ajudar a ter uma vida independente para ajudar a renda familiar e na conclusão dos meus estudos. Desde já agradeço a todos aqueles que apoiam e acreditam em mim.”

Joaquim Macassane – Formando – Bairro de Xipamanine – Projeto “Xipamanine Empreendedor”

Jovens formados em Desenvolvimento Humano Integral

Jovens formados em Empreendedorismo no Bairro de Xipamanine

Jardins de infância e Escolinhas Comunitárias da Diocese de Lichinga com melhorias na qualidade das práticas pedagógicas

monitores de Educação de Infância com competências pedagógicas reforçadas

Niassa

Nampula

Maputo

O nosso trabalho em Moçambique

Empreendedorismo

No Bairro Xipamanine vivem cerca de 24 mil pessoas. Há muita vida nos seus caminhos e ideias a que dar vida. Vale a pena acreditar e as associações locais põem mãos à obra. É neste contexto que se desenvolve o projeto “Xipamanine Empreendedor”. Uma parceria da FEC com a associação para o desenvolvimento juvenil Khandelo e a Universidade Católica do Porto que visa contribuir para a redução da incidência da pobreza na cidade de Maputo.

Educação de Infância

O projeto “Othukumana – Juntos” quer promover parcerias e inovação em torno da promoção da Educação de Infância em Moçambique, à semelhança da experiência levada a cabo na Guiné-Bissau com a participação da FEC e com base na experiência da ONGD Leigos para o Desenvolvimento na província do Niassa.

Últimas notícias dos nossos projetos em Moçambique

FEC prepara plano de intervenção de emergência em Moçambique

A FEC, no seguimento do Ciclone Idai que deixou um rasto de destruição em Moçambique, está neste momento em contacto com organizações da sociedade civil para preparar uma resposta concertada à grave crise humanitária que se aproxima. Tiago Coucelo, coordenador dos...

FEC dinamiza formação para parceiros em Moçambique

No âmbito da parceria existente entre a FEC e a CAFOD, Caritas do Reino Unido, decorreu este mês, em #Moçambique, uma formação em Monitorização & Avaliação para os parceiros financiados pela CAFOD no país. A prestação de contas, a participação dos beneficiários em...

Reuniões de apresentação do projeto Tchovar

Decorreram nos meses de janeiro e fevereiro, em Maputo, as primeiras reuniões de apresentação do projeto Tchovar Pela Educação de Infância aos parceiros Khandlelo, Rede Para o Desenvolvimento na Primeira Infância, Universidade Pedagógica e Direcção Provincial de...

Moçambique e Angola com novos projetos

Moçambique e Angola terminaram o ano com novos projetos aprovados. Em 2019, entre os novos projetos da FEC terão início o “Fortalecimento de parcerias institucionais em Moçambique” e o “Emangukulo | Promoção da resiliência das comunidades afectadas pela seca na província de Huila”.

Share This