Moçambique

 

Educação, Conhecimento e Competências

 

“Antes de participar neste projecto eu pensava que nunca ia mudar nada na minha vida, mas com a formação humana e a formação profissional, sinto que sou uma menina preparada para trabalhar e com este curso até consigo resolver problemas que na altura chamávamos um electricista e tínhamos que pagar.”

Roda Mahiana – Jovem Empreendedora em Xipamanine

Boa Governação
e Advocacia

 

“Agora temos uma informação fidedigna e válida, que nos permite ter um conhecimento mais amplo, mais seguro e mais real da situação da educação na Arquidiocese de Nampula. Já temos uma ideia mais clara de e para onde temos de caminhar, como temos de caminhar e com quem contamos para caminhar. Vai desafiar-nos a dar mais de nós: quando já temos as atividades planificadas durante 5 anos, não vai haver tempo para dispersão ou desorganização.”

Ir. Irene Argue das Mora – Comissão Arquidiocesana de Educação de Nampula

Cidadania Global e Direitos Humanos

 

“Faço parte da associação para o desenvolvimento juvenil Khandelo. Tive uma grande oportunidade de participar num curso de formação humana. Nesta formação pude aprender a trabalhar em equipa, o valor da pessoa, o que sei e gosto de fazer, motivação e satisfação no trabalho, importância do trabalho, desejos, limites e qualidades. Este curso despertou em mim um novo pensamento de que sem esforço não há recompensa. Desse modo posso ter uma vida formada humanamente. Agora irei entrar para o curso técnico profissional que poderá ajudar a ter uma vida independente para ajudar a renda familiar e na conclusão dos meus estudos. Desde já agradeço a todos aqueles que apoiam e acreditam em mim.”

Joaquim Macassane – Formando – Bairro de Xipamanine – Projeto “Xipamanine Empreendedor”

Jovens formados em Desenvolvimento Humano Integral

Agentes educativos participaram em formações pedagógicas

Jovens participaram em sessões de educação e participação cívica

Monitores de Educação de Infância com competências reforçadas

Niassa

Beira

Maputo

O nosso trabalho em Moçambique

Empreendedorismo

No Bairro Xipamanine vivem cerca de 24 mil pessoas. Há muita vida nos seus caminhos e ideias a que dar vida. Vale a pena acreditar e as associações locais põem mãos à obra. É neste contexto que se desenvolve o projeto “Xipamanine Empreendedor”. Uma parceria da FEC com a associação para o desenvolvimento juvenil Khandelo e a Universidade Católica do Porto que visa contribuir para a redução da incidência da pobreza na cidade de Maputo.

Educação de Infância

O projeto “Othukumana – Juntos” quer promover parcerias e inovação em torno da promoção da Educação de Infância em Moçambique, à semelhança da experiência levada a cabo na Guiné-Bissau com a participação da FEC e com base na experiência da ONGD Leigos para o Desenvolvimento na província do Niassa.

Últimas notícias dos nossos projetos em Moçambique

Jovens de 10 Bairros de Nhlamankulu Recebem Bolsas de Formação

Jovens de 10 Bairros de Nhlamankulu Recebem Bolsas de Formação

Em Moçambique, jovens de 10 bairros do distrito municipal de Nhlamankulu receberam bolsas de formação no âmbito do Projeto Balcão Jovem - Porta de Empregabilidade e Autoemprego Responsável.  O Balcão Jovem tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do...

3 anos depois, deu-se a conclusão do Projeto Somos Moçambique

3 anos depois, deu-se a conclusão do Projeto Somos Moçambique

Hoje termina o projeto Somos Moçambique: um caminho iniciado há três anos como resposta à situação de calamidade provocada pelo ciclone Idai no centro de Moçambique. Três ONGD - FEC | Fundação Fé e Cooperação, FGS | Fundação Gonçalo da Silveira e VIDA - desenvolveram...