viver com alegria
O QUE SIGNIFICA PARA TI VIVER COM ALEGRIA?
chave de leitura
Lembramos os 8 pilares da Associação Casa Velha presentes em cada um dos episódios. Porque mais do que a meta, o importante foi o modo como a Laura e a Madalena viveram este caminho. Estas 8 formas de viver foram uma grande ponte de diálogo.
Ao longo da viagem cresceram na alegria simples que vai invadindo de muitas formas.
A alegria de serem acolhidas e se sentirem rapidamente em casa. A alegria de caminhar e crescer com outros. Outros que se conhecem no caminho e outros que se põem a caminhar ao lado. A alegria de chegarem mais leves, mas com mais e um coração mais rasgado.
A alegria que mergulha as raízes no dia a dia; mesmo quando surpreende imprevistamente. A alegria de partir continuamente do essencial, fazendo dele uma opção, uma prática e um estilo. A alegria do desejo de nos encontrar a nós próprios e de nos deixarmos encontrar por Outro, é o que nos move e comove, em cada novo dia. Talvez sem lhe darmos nome, sem nos darmos conta.
«A Alegria tem a grande virtude do contágio, abrindo caminhos, tocando corações, curando. É também uma tónica do Papa Francisco: que nada nem ninguém nos tire a alegria». [inspirado nos 8 Pilares da Vida na Associação Casa Velha]
Que luz nos dá este pilar para um olhar mais amplo e integral sobre o nosso consumo e produção?
Viver com Alegria nasce de sabermos e sentirmos que pertencemos a este planeta e à Humanidade, o que gera uma sustentabilidade assente no cuidado que temos uns com os outros e com a terra.
.
DIÁRIO DE BORDO
Queríamos falar com elas mas não as queríamos incomodar. Para nossa grande surpresa, quando estávamos a combinar uma conversa, com duas ou três irmãs, disseram-nos que o serão seria com todas. Inundadas pela alegria de sermos tão bem recebidas e de podermos partilhar entre todas fizemos uma roda na sala de reuniões e sentámo-nos. Todas sentíamos que tínhamos tudo e nada para dizer. (…) O serão foi verdadeiramente um diálogo, partilhamos a nossa história e a nossa viagem e aprendemos muito com a contínua conversão que alí vivem, desde a sua vinda para esta aldeia. Perguntámos como viviam tanto e tão bem os valores da Laudato Si’ e gostámos muito da resposta: «Veio com a necessidade, a Terra é que nos ensinou tudo. Tínhamos de simplificar, não tínhamos nada.» (…) No fim estávamos absolutamente radiantes a contemplar mais de 20 carmelitas, de todas as idades e cantos do mundo, debruçadas em cima da mesa para poderem escrever o seu nome na bandeira e, assim, continuarem caminho connosco. Que alegria!
Laura e Madalena, Carmel de la Paix
PROJETOS VISITADOS
Festival Sustentável na Universidade Pontifícia Comillas, Madrid, Espanha
https://eventos.comillas.edu/40218/detail/festival-de-asociaciones-y-servicios-ecologico.html
Laudato Si §237. (…) o valor do repouso e da festa. O ser humano tende a reduzir o descanso contemplativo ao âmbito do estéril e do inútil, esquecendo que deste modo se tira à obra realizada o mais importante: o seu significado. Na nossa actividade, somos chamados a incluir uma dimensão receptiva e gratuita, o que é diferente da simples inactividade. Trata-se doutra maneira de agir, que pertence à nossa essência.
A iniciativa foi organizada por um movimento de alunos da universidade – e juntando diferentes iniciativas sustentáveis – no sentido de oferecer um lugar de partilha e celebração de alternativas existentes para viver a ecologia integral em contexto universitário. — https://www.comillas.edu/en/
Rede CIDSE, Bruxelas, Bélgica
ODS 17.16 Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e partilhem conhecimento, perícia, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento.
ODS 16.b Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável.
Laudato Si § 179 A sociedade, através de organismos não-governamentais e associações intermédias, deve forçar os governos a desenvolver normativas, procedimentos e controles mais rigorosos. Se os cidadãos não controlam o poder político – nacional, regional e municipal –, também não é possível combater os danos ambientais.
Sediada em Bruxelas, é uma aliança internacional de 17 organizações católicas de justiça social, da qual a FEC faz parte. Na Bélgica (e em Roma) encontraram-se com a Chiara Martinelli e o Giorgio Gotra.
Esta rede da CIDSE «trabalha para a mudança transformacional para acabar com a pobreza e as desigualdades, desafiando a injustiça sistémica, a desigualdade, a destruição da natureza e promovendo alternativas justas e ambientalmente sustentáveis». Promove assim a mudança de estilos de vida, pessoais e comunitários, através de lugares de reflexão, debate e formação.
Grupo de jazz oriental BABEL, Freiburg, Alemanha
https://www.youtube.com/watch?v=0Ps_bY8EIw4
Laudato Si §233 [Nota de rodapé]. Dizia um mestre espiritual, Ali Al Khawwas: «Não é preciso criticar preconceituosamente aqueles que procuram o êxtase na música ou na poesia. Há um “segredo” subtil em cada um dos movimentos e dos sons deste mundo.
Jamal Bahnoura estava no Zusammen Kaffee e foi apresentado pela co-fundadora do projeto ZUZAMMEN Leben, Leonora Lorena. Para ela também era claro que a ecologia não diz só respeito ao cuidado da natureza ou fomento da economia circular – também a música e a arte têm um lugar.
#sketching4change
#Sketching4Change, pelo Mundo
O sketching4change foi um desafio lançado online que propunha, a qualquer pessoa, uma forma de acompanhar a aventura ON THE WAY WITH AMAZON (1 a 31 Outubro 2019): envolvendo-se criativamente no Cuidado da Casa Comum.
A partir de uma palavra proposta diariamente, os participantes partilham no facebook a sua expressão artística, desde o desenho à escultura, das colagens à fotografia, entre outras. #Sketching4Change #OnTheWaywithAmazon #WalkTalkAct #SinodoAmazonico
agradecimentos
Ana Patrícia Fonseca (FEC), Ir. Angela Oliveira (#Sketching4change), Antónia Guerreiro, aci, Carlos Ballesteros (Universidade Comillas), Carmo Pupo Correia (#Sketching4change), Catarina Gião (#Sketching4change), Clara Lito, aci, Cristina Meneses (#Sketching4change), Danielle Grace Lopez (#Sketching4change), Francisca Alvim Sampayo (#Sketching4change), Giorgio Gotra e Equipa da CIDSE, Ignacio Clemente, Inês Oleaga, aci, Isabel Lacerda (#Sketching4change), Jamal Bahnoura (grupo de Jazz Oriental), Mafalda Figueiredo, aci, Marco Gordillo (Manos Unidas), Margarida Alvim, Maria do Canário e Miguel Lopes Dias (Casa Velha), Maria Marques e Marta Boavida (FEC), Maria Meneses (#Sketching4change), Marta R.(#Sketching4change), Miguel Rodríguez, Pablo Fajardo, P. Pedro Walpole, sj (EcoJesuit), Rob Hillen, Rosario Fernández-Villarán, aci, Sándor Neubauer, Théo Desfours (no Carmel de la Paix), Vera Guedes (#Sketching4change), Vera Pina (#Sketching4change).
INTERPELAÇÃO DE ENVIO
O QUE É PARA TI VIVER com alegria?
On The Way é uma iniciativa promovida pela Fundação Fé e Cooperação, a Associação Casa Velha e a CIDSE no âmbito dos projetos Juntos pela Mudança II e Europa + Justa.