Linha Educar
A linha editorial EDUCAR da FEC nasceu de necessidades e sonhos. Desde 2000 que a FEC verificou que na África lusófona existiam duas grandes necessidades: a primeira, educadores, professores, diretores e formadores em número e qualidade suficientes para proporcionar efetivamente o direito universal à Educação; a segunda, a falta de materiais para profissionais de educação na África lusófona.
Formar é um verbo intransitivo, ninguém forma alguém, cada pessoa “forma-se” em contacto com pessoas, experiências e materiais. Este é o ponto de partida do nosso sonho. A EDUCAR, que quer dizer na origem da palavra “guiar”, “conduzir”, “criar”, foi pensada sobretudo para profissionais de educação e formação lusófonos.
Cada manual tem presente a realidade dos países africanos lusófonos, com ilustrações próximas, sugestões de atividades e formas de pesquisa pela internet. O sonho foi possível graças a uma equipa multidisciplinar e com experiências de várias partes do mundo.
Recortes da História da Guiné-Bissau. 1900-2005
Autoria: Catarina Lopes
Edição: 2010 FEC
Manual de Educação para a Saúde
Autoria: FEC, Ana Neres
Coordenação: Catarina Lopes, Sofia Alves
Edição: 2013 FEC
Para uma Escola de Qualidade - Manual de Gestão e Administração Escolar para Todos.
Autoria: FEC, Ana Neres
Coordenação: Catarina Lopes, Sofia Alves
Edição: 2014 FEC
“Não temos dinheiro”. “Não temos recursos”. “Não consigo fazer”. São apenas algumas expressões apresentadas por pessoas e grupos face à necessidade de mudar.
O Mundo de Palmo e Meio - Manual de Educação de Infância
Autoria: FEC, Ana Aires
Coordenação: Catarina Lopes
Edição: 2015 FEC
Manual FORVIDA - Manual de Apoio à Formação Permanente em Saúde Materno-Infantil de Enfermeiros e Parteiras
Autoria: FEC
Edição: 2014 FEC
Manual de apoio à formação permanente em Saúde Materno-Infantil para enfermeiros e parteiras em Angola, produzido no âmbito do projeto FORVIDA.