Linha Educar

A linha editorial EDUCAR da FEC nasceu de necessidades e sonhos. Desde 2000 que a FEC verificou que na África lusófona existiam duas grandes necessidades: a primeira, educadores, professores, diretores e formadores em número e qualidade suficientes para proporcionar efetivamente o direito universal à Educação; a segunda, a falta de materiais para profissionais de educação na África lusófona.

Formar é um verbo intransitivo, ninguém forma alguém, cada pessoa “forma-se” em contacto com pessoas, experiências e materiais. Este é o ponto de partida do nosso sonho. A EDUCAR, que quer dizer na origem da palavra “guiar”, “conduzir”, “criar”, foi pensada sobretudo para profissionais de educação e formação lusófonos.

Cada manual tem presente a realidade dos países africanos lusófonos, com ilustrações próximas, sugestões de atividades e formas de pesquisa pela internet. O sonho foi possível graças a uma equipa multidisciplinar e com experiências de várias partes do mundo.

Recortes da História da Guiné-Bissau. 1900-2005

Autoria: Catarina Lopes

Edição: 2010 FEC

Os Recortes da História da Guiné-Bissau refletem na sua origem o poder informativo da internet que a autora encontrou na forma de “recortes” o “fio de escrita e lógica que pudesse dar uma forma harmoniosa”. Nas palavras do jornalista do Expresso, José Pedro Castanheira, é um trabalho “verdadeiramente exemplar”, “uma magnífica surpresa, uma dádiva”, pois “num registo cronológico, muito jornalístico, conta a estudantes, professores e ao público em geral os principais episódios – políticos, económicos, sociais, militares, culturais, religiosos, desde o início do século XX guineense até ao fim de 2005, com uma brevíssima incursão pelos séculos anteriores.” No final, existem 39 biografias de personalidades com relevo para o país.
Para Abdulai Silá, primeiro romancista guineense e cofundador da primeira editora nacional em funcionamento no país, a Ku Si Mon Editora, esta obra é um “contributo para as gerações vindouras”, pois “só construindo um passado sem nódoas e mágoas seremos capazes de encarar o presente sem o pesado fardo do futuro e, sobretudo, sem os mitos e os fantasmas a eles associados”.
Catarina Lopes espera com esta obra contribuir para que cada leitor não assuma nas palavras de Valter Hugo Mãe a “cidadania da abstenção” e se implique para conferir à História da Guiné-Bissau episódios com um “novo significado, maduro e responsável”.
Para encomendas contactar geral@fecongd.org.
Manual de Educação para a Saúde

Autoria: FEC, Ana Neres

Coordenação: Catarina Lopes, Sofia Alves

Edição: 2013 FEC

Este Manual de Educação para a Saúde integra os principais conteúdos dos programas curriculares lusófonos das ciências para o ensino básico, com indicações dos cuidados a ter com o ambiente e o seu impacto na saúde. Toda a abordagem é pensada na articulação com os serviços de saúde locais e à dimensão da pessoa – afinal a prevenção está ao alcance de cada um.

Os capítulos foram “desenhados” no seu conteúdo, nas suas ilustrações e no seu design de modo a permitir um aprofundamento gradual, sempre com preocupações científicas e didáticas na área da educação e saúde. O Manual de Educação para a Saúde contou com a participação dos colaboradores da FEC, das comunidades locais e de uma equipa com experiência em África e em áreas como medicina, educação, design, ilustração e desenvolvimento comunitário.

Este contributo para a “literacia em saúde” foi possível graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian no projeto “Processos Comunitários de Desenvolvimento em Estados Frágeis – uma experiência piloto na Guiné-Bissau” com as organizações VIDA e FEC, em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Para encomendas contactar geral@fecongd.org.
Para uma Escola de Qualidade - Manual de Gestão e Administração Escolar para Todos.

Autoria: FEC, Ana Neres

Coordenação: Catarina Lopes, Sofia Alves

Edição: 2014 FEC

“Não temos dinheiro”. “Não temos recursos”. “Não consigo fazer”. São apenas algumas expressões apresentadas por pessoas e grupos face à necessidade de mudar. 

Que relação existe entre a gestão e a administração escolar e a formação de migração dos gansos para zonas mais quentes? Que relação existe entre o “empreendedor social”, o “transformador social” e a gestão e administração escolar? Segundo as coordenadoras deste Manual de Gestão e Administração Escolar “uma relação enorme”! Um diretor de escola, uma associação de pais e encarregados de educação, representantes da comunidade podem ser “empreendedores sociais”, basta aprender com a forma de organização dos gansos. Um bando é semelhante ao processo de gerir uma escola, uma estrutura educativa e social, da consciência que podemos fazer sempre melhor, mesmo com recursos financeiros escassos. Para isso, precisamos de “institucionalizar a prática de ouvir, imaginar soluções reais, estar atentos às qualidades humanas de cada um. E, acima de tudo, ter a humildade de reconhecer que sozinhos não podemos promover grandes mudanças.

O Manual de Gestão e Administração Escolar para Todos. Para uma escola de qualidade é a convicção da FEC que é possível uma educação para todos e uma educação de qualidade para todos. Basta acreditar e começar.

Para encomendas contactar geral@fecongd.org.
O Mundo de Palmo e Meio - Manual de Educação de Infância

Autoria: FEC, Ana Aires

Coordenação: Catarina Lopes

Edição: 2015 FEC

Todos diferentes, todos iguais. O que é ser criança hoje?
O caminho ainda é longo, mas tem-se verificado uma maior visibilidade sobre a questão dos direitos da criança. Numa viagem muito rápida pelo tempo, é possível verificar que a forma como tratamos as crianças tem vindo a mudar. Mas afinal “ o que é ser criança hoje?”.

O Manual de Educação de Infância – O mundo de palmo e meio é mais um contributo para uma melhoria de vida das crianças, através da ação e impacto que pais, educadores, professores conscientes possam ter sobre elas. Este manual segue a filosofia integrada no nome da linha editorial. EDUCAR significa na origem da palavra “guiar”, “conduzir”, “criar”. Reconhecendo o valor e capital humano de cada criança, julgamos ser tempo de proclamar as “crianças como zona de paz”, usando das palavras de Graça Marchel, pois a “história nos julgará pela diferença que fizermos na vida de todos os dias das crianças” (Nelson Mandela).

Para encomendas contactar geral@fecongd.org.
Manual FORVIDA - Manual de Apoio à Formação Permanente em Saúde Materno-Infantil de Enfermeiros e Parteiras

Autoria: FEC

Edição: 2014 FEC

Manual de apoio à formação permanente em Saúde Materno-Infantil para enfermeiros e parteiras em Angola, produzido no âmbito do projeto FORVIDA.