Recursos Pedagógicos

Guia para Jornalistas sobre Direitos da Criança

Reconhecendo a importância dos media na sociedade e o seu poder de denunciar e/ou influenciar comportamentos, o jornalismo ganha um papel indispensável no combate à violação de Direitos Humanos e Direitos da Criança, sendo fundamental que actuem de forma responsável, ética e transparente.

Para fazer o download clique aqui.

Guia de Recursos - Proteção Social da Criança na Guiné-Bissau

O Guia de Recursos para a protecção da criança nasce do Projeto Kumpu tera di Mininesa, com o lema “Boa Governação para a Proteção Social da Criança.”

Este Projecto, financiado pela União Europeia e pela MISEREOR, tem como parceiros a Caritas Guiné-Bissau, a Rede Ajuda e o Ministério da Mulher, Família e Coesão Social.

Tendo em vista o reforço do diálogo institucional entre as Organizações da Sociedade Civil e o Ministério da Mulher, Família e Coesão Social com vista à implementação de políticas públicas, coerentes e eficazes para a área da protecção social da criança, foi definida, como uma das atividades a desencadear, o mapeamento e devolução da caraterização da proteção social da criança às OSC e Ministérios.

Para fazer o download clique aqui.

Caderno de Boas Práticas - Proteção Social da Criança na Guiné-Bissau

O conceito de boas práticas relativamente à proteção da criança poderá arriscar-se a ter uma grande dose de subjetividade se não forem definidas linhas de referência para as mesmas.

Muitas dessas linhas poderão encontrar-se nos livros da especialidade, em muitas das leis já existentes, nas experiências de protecção da criança que variam de país para país e até em alguns dos hábitos e tradições dos diferentes povos e culturas.

Em todo um trabalho de aprendizagem e reflexão que foi possível proporcionar no âmbito do Projeto Kumpu tera di Mininesa, houve a oportunidade de refletir sobre algumas práticas (ou ausência delas) na Guiné-Bissau, como apreender experiências de outros países de expressão oficial portuguesa, com
particular relevo para Cabo Verde – país com o qual foi possível estabelecer um intercâmbio de visitas e reflexões a partir dos respetivos serviços oficiais de proteção da criança.

Para fazer o download clique aqui.

Fichas Pedagógicas - Nha Mininu

 

No âmbito do projeto Cultura i nô balur foi criado um CD de música tradicional infantil da Guiné-Bissau, produzido por A Caravana. Associado a este CD foi desenvolvido um conjunto de fichas, de cariz lúdico-pedagógico, da autoria de Margarida Botelho. Podem e devem ser impressas, distribuídas e utilizadas por todos, na Guiné-Bissau e em qualquer parte do Mundo.

Para fazer o download clique aqui.

Guia de Ação Cidadã
Autoria: FEC e IMVF

Edição: 2018

O Guia de Ação Cidadã, de 48 páginas, destina-se a todos os cidadãos, tenham ou não conhecimento prévio da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento e das suas áreas prioritárias. Através de um método interativo, por níveis de envolvimento e compromisso cívico, este Guia pretende dar também dicas práticas de como promover o desenvolvimento sustentável, a nível individual, comunitário e político.

Para fazer o download clique aqui.

Guia de Sobrevivência
Autoria: FEC e IMVF

Edição: 2018

O Guia de Sobrevivência, de 116 páginas, destina-se tanto a cidadãos como a decisores políticos, funcionários da administração pública e trabalhadores do setor privado, uma vez que, segundo o slogan do projeto, o desenvolvimento é uma responsabilidade partilhada. Iniciando-se com uma explicação do conceito de Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD) e da sua evolução, este guia oferece também um percurso por cinco áreas: migrações; alterações climáticas; segurança; segurança alimentar e nutricional e comércio e finanças, baseando-se nos cinco estudos temáticos desenvolvidos no mesmo projeto.

Para fazer o download clique aqui.

"Almoço do Mundo"
Autoria: FEC

Edição: 2015 FEC

Livro de Receitas organizado a partir de dois Almoços do Mundo promovidos no âmbito do projeto aTerra – Políticas globais e estratégias locais para o desenvolvimento sustentável. Uma boa base para preparar uma atividade semelhante, reunindo à volta da Mesa a diversidade de comidas que traduzem a diversidade de realidades de origem (do campo ao prato). Para lá dos pratos, um bom tempo para conviver e refletir sobre a realidade das zonas rurais.

Para fazer o download clique aqui.

"Histórias de Vida"
Autoria: FEC

Edição: 2015 FEC

Com este livro ficarão a conhecer cinco histórias de vida de diferentes intervenientes locais que o projeto aTerra teve o privilégio de interligar. Histórias que nos falam de uma sustentabilidade enraizada na terra, na comunidade, nas tradições e na abertura ao mundo.

Para fazer o download clique aqui.

Manual Crianças com Direitos – Da Guiné-Bissau a Portugal
Autoria: FEC

Edição: 2015 FEC

Este Manual “Crianças com Direitos: da Guiné-Bissau a Portugal” pretende ser uma coletânea de contos infantis, escritos por escritores de nacionalidade portuguesa e guineense e terá como foco as cinco dimensões do direito da criança – educação, saúde, proteção, cuidados e nutrição. Neste livro, narrado na primeira pessoa, contar-se-á a história de crianças, e o modo como os seus direitos são ou não garantidos. O objetivo é colocar em diálogo as realidades dos dois países, procurando gerar nos leitores uma reflexão crítica sobre as desigualdades globais e impulsionar para a ação e para a criação de soluções alternativas. O manual é composto por três secções: contos infantis, caderno didático-pedagógico de apoio à reflexão sobre o tema abordado no livro e CD infantil e respetivo caderno.

Deste modo, este é um manual que pretende ser utilizado nos mais diversos contextos, promovendo a reflexão sobre os direitos da criança e colocando em diálogo duas realidades distintas.

 

Kit de Sensibilização - Mobilização Semear
Autoria: FEC

Edição: 2015 FEC

Ao longo de dois anos (2013 – 2015), o projeto “Semear Portugal, Semear Angola” procurou consciencializar e pôr em diálogo as realidades portuguesa e angolana, em prol da soberania alimentar e do direito à alimentação, fazendo realçar desigualdades, desequilíbrios e interdependências, ao mesmo tempo que foram sendo reveladas propostas concretas de redução das disparidades.

Para fazer o download clique aqui.

 

Kit "GPS Move-te pela Mudança"
Autoria: FEC

Edição: 2014 FEC

Recursos para mobilizar os jovens como agentes de mudança.

Para fazer o download clique aqui.

 

Recursos Pedagógicos para o Desenvolvimento Rural Sustentável numa perspetiva de Cidadania Global
Autoria: FEC

Edição: 2015 FEC

O presente conjunto de recursos pedagógicos surge no seguimento e como resultado do projeto “aTerra -Políticas Globais e Estratégias Locais para o Desenvolvimento Sustentável”, promovido pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, em parceria com a Associação Casa Velha, a Ouremviva e a ACTUAR. Este projeto foi desenvolvido no concelho de Ourém entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2016 no âmbito do programa Cidadania Ativa, cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro EEA Grants e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian. Particularmente decorrente do trabalho formativo com jovens e educadores, estas ferramentas destinam-se em especial a públicos e contextos educativos em que os jovens sejam os protagonistas, sejam estes contextos formais ou não formais de educação.

Para fazer o download clique aqui.