Vaticano promove Conferência Internacional sobre Liderança Ecológica

4 Jul, 2018

Nos próximos dias 5 e 6 de julho, o Vaticano vai sediar uma importante conferência internacional dedicada à temática da proteção do meio ambiente. O motivo da conferência é o terceiro aniversário da Laudato Si’, a histórica carta encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da Terra, a nossa casa comum.

Nesta conferência vão discutir-se o dever moral de proteção do ambiente e os eventos dos próximos meses, que pretendem contribuir para essa finalidade. Os participantes deverão apresentar orientações para a defesa e proteção do planeta, bem como abordar alguns eventos internacionais próximos, como a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas – COP24 – e outros eventos como a Global Climate Action Summit.

Este será um espaço para que líderes da Igreja Católica, políticos e outros agentes possam formular estratégias mais claras para atingir melhores resultados e progressos nesta área. Entre os resultados, espera-se uma declaração do Papa Francisco e outras declarações de apoio a metas globais mais ambiciosas no que diz respeito à emissão de gases de efeito estufa, energia limpa e justiça climática, a partir de diversas perspetivas.

Josianne Gauthier, Secretária Geral da CIDSE, rede onde a FEC é organização membro, referiu que “a CIDSE sente-se honrada por ser parceira desta conferência sobre uma questão tão importante e oportuna. Nestes três anos, a Laudato Si ‘tem sido uma fonte incrível de força e inspiração para o nosso trabalho. O que queremos ver agora é um compromisso político real com a justiça climática e uma resposta ativa ao apelo do Papa Francisco no que diz respeito ao cuidado da nossa casa comum. A CIDSE está a trabalhar com pessoas em todo o mundo para lutar por um clima seguro onde possamos viver e prosperar, e onde o aquecimento global seja limitado a 1,5°C. Guiados pela sua coragem, pedimos aos líderes mundiais que assumam compromissos sérios este ano. Um mundo melhor é possível, mas somente se começarmos a colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar!”
A conferência será transmitida ao vivo no site laudato-si-conference.com, onde está disponível o programa completo, bem como as notas biográficas dos oradores.

Últimas notícias…