Portugal

Educação, Conhecimento e Competências

 

“O sentir-me útil, estender a mão e segurar, amparar e encorajar fazem parte de mim e não consigo fazer nenhuma destas coisas que referi sem algo fundamental: o Amor. (…) O verdadeiro grito de liberdade de expressão deste Amor deu-se em mim no momento em que resolvi sair da minha zona de conforto, deixar tudo e partir, utilizando o tempo das minhas férias laborais de forma diferente do usual.”

Patrícia Santiago – voluntária em Angola através da Rede de Voluntariado Missionário

Boa Governação
e Advocacia

 

“Se às pessoas que não têm recursos lhes for concedido um espaço para elas cultivarem, seria uma forma de fazer o bem. (…) Além das vantagens para o meio rural, o consumidor teria acesso a produtos com mais qualidade. Seria óptimo.”

Fernando Ferreira – autarca local

Cidadania Global e Direitos Humanos

 

“Ainda há dias, uma senhora me disse: (…) – Olhe, os seus nabos têm mesmo cheiro a nabo. A gente às vezes compra e não têm cheiro nenhum. E eu expliquei-lhe: Devem ter, eles não têm nada que lhes possa tirar o cheiro. Não levaram nada, senão um bocadinho de estrume do gado.”

Piedade Oliveira – produtora local in capítulo Viver a Terra do livro “5 Histórias de Vida aTerra”

Organizações de inspiração cristã integram a Rede de Voluntariado Missionário

Voluntários das organizações membro da Rede de Voluntariado Missionário partiram em missão

Pessoas participaram na Caminhada pela Mudança

Adolescentes e jovens dinamizaram Clubes à Mesa em 5 escolas portuguesas

Lisboa

Porto

Santa Maria da Feira

Ourém

Faro

Coimbra

O nosso trabalho em Portugal

Capacitação de Voluntários

A Rede de Voluntariado Missionário é constituída por mais de 60 organizações de inspiração cristã que desde 1988 enviam voluntários para outros continentes, sobretudo para a África lusófona, Brasil e Timor Leste. Os Voluntários Missionários são todos os leigos que, em ligação com uma das entidades associadas a este movimento, querem trabalhar em projetos de cooperação ou evangelização com a Igreja Católica.

Direitos da Criança

O projeto “Crianças com Direitos” aposta na elaboração de materiais didático-pedagógicos (nas vertentes artísticas da literatura, música e fotografia) e na conceção de materiais de comunicação / sensibilização, baseados em histórias reais, narradas e protagonizadas por crianças portuguesas e guineenses que retratam a forma como o acesso aos seus direitos lhes é facilitado ou vedado. Este projeto encontra-se alinhado com a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

z

Desenvolvimento Local e Advocacia Social

O projeto aTerra da FEC em parceria com a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, Ourémviva e ACTUAR, capacita e integra pequenos agricultores e produtores, mobilizando cerca de 700 jovens e dinamizando redes locais para o desenvolvimento sustentável, em Ourém e Fátima, mas também em redes nacionais e internacionais.

Últimas notícias dos nossos projetos em Portugal

Nada nos prepara para a possibilidade de chegarmos tarde

De coração quente num dia chuvoso de verão. Assim estava Miguel Duarte quando o encontrámos, o português de quem toda a gente fala por ser a cara de uma campanha de angariação de fundos para ajudar a financiar os custos legais de um processo judicial movido pelas autoridades italianas contra nove elementos da tripulação do Iuventa, o navio que entre 2016 e 2017 salvou cerca de 14 mil pessoas no Mediterrâneo.

O desenvolvimento como um Processo Global, Inacabado… e em Risco

Apesar das suas limitações, os ODM tiveram a virtude de congregar as vontades da comunidade internacional em torno de um conjunto de prioridades claramente identificáveis. À medida que 2015 se aproximava, começou a ser evidente o progresso em torno destes objetivos...

FEC reúne candidatos por uma Europa + Justa

A FEC organizou, no passado dia 4 de maio, um debate com candidatos ao Parlamento Europeu. Este debate, sob o tema EUROPA + JUSTA, teve lugar no auditório da Rádio Renascença e contou com a presença de Ana Miguel Santos (PSD), João Pimenta Lopes (CDU), José Gusmão...

Programa Acorda!

Nos passados dias 25, 26 e 27 de fevereiro cerca de 80 pessoas preocupadas com os desafios da sustentabilidade e cuidado da casa comum juntaram-se às iniciativas do programa ACORDA! – Da conversão ecológica à transformação social. Este programa procurou promover...