Angola

Educação, Conhecimento e Competências

 

“Gosto muito de ler. Apesar dos estudos, a enfermagem é dinâmica e todos os dias tem de se estar preparado para tudo. A biblioteca azul dá-me a oportunidade de explorar conteúdos para saber como agir em determinadas situações do meu trabalho.”

Júlia Zacarias, Enfermeira no Centro Materno-Infantil Nossa Senhora da Graça – Projeto “Obrigado Mãe”

Boa Governação
e Advocacia

 

“Por meio da autoavaliação (…) houve a colaboração de todos, independentemente da sobrecarga de trabalho (…), o que nos ajudou a identificar ideias para o Plano de Melhoria.”

Colaborador da Caritas de Angola – Projeto Cáritas Lusófonas em Rede

Cidadania Global e Direitos Humanos

 

“Tenho a certeza que se eu tivesse ido para o estágio sem a formação de Direitos Humanos, eu ia fazer o estágio, mas não tinha feito um trabalho sério. É que quando conhecemos os nossos Direitos, também queremos lutar por eles e ajudar os outros a lutar.”

Estudante em Angola – Projeto de Promoção dos Direitos Humanos em Angola

Enfermeiras e parteiras com competências melhoradas após realização de estágios

Estudantes com formação em Direitos Humanos

Colaboradores da Caritas de Angola formados nos Standards de Gestão da Caritas Internationalis

Participantes em debates sobre Direitos Humanos e Cidadania

Luanda

Uíge

N'Dalatando

Lucapa

Benguela

Huambo

Lubango

O nosso trabalho em Angola

Saúde Materno-Infantil

No âmbito da promoção da saúde materno-infantil nas províncias de Benguela, Huambo e Bié, a FEC e a Cáritas Angola promovem o projeto “Obrigado Mãe”. Saiba mais sobre este projeto aqui.
v

Direitos Humanos

O projeto “Promoção dos Direitos Humanos em Angola” tem contribuído para o reforço do papel da sociedade civil na promoção dos Direitos Humanos, bem como para o reforço da participação e representação política. Uma parceria da FEC com a associação Mosaiko – Instituto para a Cidadania. Saiba mais sobre este projeto aqui.

Últimas notícias dos nossos projetos em Angola

Género e Políticas Públicas em Angola discutidas em seminário

Género e Políticas Públicas em Angola discutidas em seminário

O evento Género e Políticas Públicas em Angola, que decorreu no passado dia 15 de setembro, em Lisboa, teve o propósito de apresentar as principais conclusões e recomendações do estudo Pesquisa Social sobre Políticas Públicas Inclusivas numa Perspetiva de Género, nas...

Projeto EKEVELO instala 2 Estações Agrometeorológicas

Projeto EKEVELO instala 2 Estações Agrometeorológicas

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, o projeto EKEVELO - Esperança na Resiliência: Reforço da Segurança Alimentar e Nutricional das comunidades no município do Virei instalou 2 Estações Agrometeorológicas, uma no município do Virei e outra no município do...

Género e Políticas Públicas em Angola

Género e Políticas Públicas em Angola

A FEC e o Mosaiko - Instituto para a Cidadania convidam-no a participar no evento "Género e Políticas Públicas em Angola", que vai decorrer no próximo dia 15 de setembro, entre as 9h30 e as 12h30, no auditório da Rádio Renascença, em Lisboa. Este evento é desenvolvido...

Conferência Internacional Género e Políticas Públicas

Conferência Internacional Género e Políticas Públicas

Encontra-se a decorrer até ao próximo dia 23 de julho, em Luanda, a Conferência Internacional Género e Políticas Públicas, que pretende refletir sobre algumas questões centrais de género na sociedade angolana, nomeadamente: a importância da mulher no desenvolvimento de um país; mulheres e novas formas de pensar a governação; pensar políticas públicas do ponto de vista do género e acesso à justiça.

Uma comunidade onde se ganha voz

Uma comunidade onde se ganha voz

A capacitação desta comunidade promovida pelo Mosaiko deixou uma marca forte e sede de mais. A prová-lo está a disseminação que os formandos fazem dos conhecimentos adquiridos e que exprimem de forma inequívoca: “Agora já sei que posso resolver as minhas questões aqui, estamos a aprender. E já sou capaz de aconselhar os outros.

Cáritas Lusófonas em Rede – Camões, I.P. orgulha-se do trabalho feito

Cáritas Lusófonas em Rede – Camões, I.P. orgulha-se do trabalho feito

Realçando a importância desta Plataforma e deste projeto, José Ribeiro de Almeida, presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, referiu a importância do trabalho realizado através deste projeto e a necessidade de se “contribuir para que haja no terreno organizações mais preparadas, mais eficazes e mais atentas também, e com uma atuação mais concertada.”

Inovar para o Impacto

Inovar para o Impacto

A Cáritas Portuguesa, a Cáritas de Angola e a Fundação Fé e Cooperação (FEC) arrancaram em 2018 com um projeto pioneiro de capacitação. “Cáritas Lusófonas em Rede – Inovar para o Impacto” abriu caminhos para uma colaboração que se materializou diariamente e que tinha por base um objetivo simples, mas exigente: tornar o serviço prestado aos mais vulneráveis claro, transparente e mais eficaz.

Curso Online Gratuito | A Economia de Francisco

Curso Online Gratuito | A Economia de Francisco

A FEC associou-se à ACEGE -  Associação Cristã de Empresários e Gestores para promover, durante o próximo mês de junho, o curso online "A Economia de Francisco", que decorrerá todas as terças-feiras do mês, em horário pós-laboral, num conjunto de 5 sessões. Este curso...