Estreia do documentário VI(R)AGENS, seguida de debate | 18 de junho | 18h00

10 Jun, 2020

FEC e Associação Casa Velha lançam no próximo dia 18 de junho, às 18h00, o documentário VI(R)AGENS, realizado por Patrícia Pedrosa. À estreia segue-se o debate “Que VI(R)AGENS pós COVID-19?, com a participação dos eurodeputados Carlos Zorrinho, Graça Carvalho e José Gusmão, da investigadora Luísa Schmidt e do jovem ativista Pedro Franco. Inscreva-se aqui.

Programa do Evento | 18 Junho | 18h00

18h00 | Boas Vindas
18h05 | Exibição do Documentário VI(R)AGENS
18h30 | Debate “Que VIR(A)GENS pós-COVID-19?”
19h15 | Notas Finais e Encerramento

SINOPSE | Documentário VIR(A)GENS

O documentário VI(R)AGENS retrata histórias de resiliência e ativismo climático, em Portugal e Moçambique.

A simplicidade do quotidiano de cada protagonista revela ligações, dependências, viagens e viragens no curso das vidas que aqui vamos conhecendo.

Onde estamos? Para onde queremos ir? Como lá chegar?

Estas eram as três perguntas base do chamado diálogo de Talanoa, um dos instrumentos utilizados na preparação dos compromissos climáticos que cada país deveria adotar em 2020.

Limitar o aquecimento global a 1.5ºC parece ser impossível, mas o Almerindo, o Sr. Paulino, a Matilde o Pe. João, o Andrade, a Inês e o Manuel representam o (im)possível, revelando o Amor que os mobiliza a agir e a cuidar da Terra e da Comunidade. Juntos fazem do mundo um lugar de Cuidado, permitindo responder à missão assumida pelas Nações Unidas de não deixar ninguém para trás, neste Caminho que percorremos como Humanidade nómada de tenda às costas, onde todos e tudo está ligado. Movidos por esta missão comum, tantos homens, mulheres, comunidades se têm manifestado, virado as suas vidas, empenhado em alternativas concretas que mostram como o impossível se vai tornando possível para a humanidade.

O mundo entretanto parece suspenso. Impõe-se repetir com coragem e esperança: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como lá chegar? E se este tempo não nos diz ainda onde estamos nem como vamos, dá-nos a oportunidade única de descobrirmos e aprendermos juntos, para onde queremos ir e como lá chegar.

DEBATE | Que VIR(A)GENS pós-COVID-19?

A COVID-19 colocou o mundo em suspenso. Remeteu-nos para a individualidade das nossas casas. Porém, a partir do lugar de cada um, cruzaram-se lugares, histórias, vidas e acontecimentos, na aproximação que a era digital permite. O que acontece nas nossas vidas particulares tem paralelo com a realidade mundial. A crise pandémica cruza-se com os desequilíbrios económicos, sociais e ambientais, já antes vividos e agora acentuados.

Cruzando leituras, olhares e reações, o debate Que VI(R)AGENS pós COVID-19? pretende fazer uma reflexão e apontar alternativas de esperança na reconstrução da ordem social e económica pós COVID-19, partindo da perspetiva da crise climática.

 

Últimas notícias…

Nota de pesar pelo falecimento de D. Osório Citora Afonso

Nota de pesar pelo falecimento de D. Osório Citora Afonso

Foi com profunda tristeza e consternação que a FEC recebeu a notícia do falecimento de D. Osório Citora Afonso, nosso querido irmão e amigo. Neste momento de dor pela sua partida para a Casa do Pai, expressamos as nossas mais sinceras condolências à sua família, a...

read more
Uma criança não cresce por partes. Cresce com todos!

Uma criança não cresce por partes. Cresce com todos!

De 1 a 13 de junho, o projeto Mbalelé-Mbalelé Hureé lança uma campanha de sensibilização para pais e encarregados de educação em Moçambique sobre a importância do Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo. No âmbito da Quinzena da Criança, o projeto dá início,...

read more