ACORDA

8 Fev, 2019

ACORDA! DA CONVERSÃO ECOLÓGICA À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

“Energia para Mudar”: ACORDA!

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável. É neste contexto que surge a iniciativa de juntar a academia, organizações da sociedade civil e da Igreja Católica, a ter lugar entre os dias 25 e 27 de fevereiro. O programa “ACORDA! – Da conversão ecológica à transformação social” tem como objetivo promover espaços de diálogo e debate público sobre o desenvolvimento sustentável e sensibilizar jovens para escolhas conscientes desde o quotidiano à esfera política no contexto dos atos eleitorais a decorrer este ano, de maneira a que se promovam políticas públicas mais justas e ecológicas.

A proposta

No dia 25 de fevereiro, segunda-feira, estreia pelas 17h30, na Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (FCUL), o documentário “Energia para Mudar”, lançado em Katowice, no âmbito da COP24, produzido pela Coopération Internationale pour le Développement et la Solidarité (CIDSE) e realizado por Patrícia Pedrosa. Segue-se um debate com a presença de um dos seus protagonistas, Francisco Ferreira, presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, e de Pedro Walpole sj, coordenador da Plataforma EcoJesuit. O debate será moderado por Margarida Alvim, presidente da Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, entre as 18h e as 20h30, têm lugar as “Jornadas para Acordar”, um workshop de 2 dias, com a presença de Pedro Walpole sj, no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), no Lumiar. Destina-se a estudantes e jovens profissionais interessados em ter um papel ativo pelo desenvolvimento sustentável.

O programa encerra no dia 27 de fevereiro, pelas 21h30, no auditório do CUPAV, com Pedro Walpole sj, para um encontro aberto sobre “Cuidar da Casa Comum – Da conversão pessoal à transformação social”.

Organizado no âmbito do projeto Juntos pela Mudança II, da FEC – Fundação Fé e Cooperação, em parceria com a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade (ACV) e com a CIDSE, e cofinanciado pelo Camões I.P. Conta com o apoio da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, da Plataforma Ecojesuit, do CUPAV e da FCUL.

NOTAS BIOGRÁFICAS

Faça o download das notas biográficas aqui.

INSCRIÇÕES

A participação no programa é livre e gratuita, sujeita a inscrição aqui.

Para mais informações: Pedro Franco | juntos@fecongd.org | 21 584 95 70

DOCUMENTÁRIO “ENERGIA PARA MUDAR”

NOTAS SOBRE O DOCUMENTÁRIO

O documentário “Energia para Mudar” mostra-nos seis exemplos de pessoas e comunidades que colocam em prática alternativas concretas e que lutam para retomar o controlo dos projetos de energia que os afetam, da Amazónia Brasileira à Suíça, de Portugal ao Congo, do Quénia à Bélgica. Foi filmado e editado por Patrícia Pedrosa e produzido pelo secretariado da CIDSE e organizações membros da CIDSE, como parte da campanha Change for the Planet – Care for the People, financiada pela Fundação KR.

Mais informações aqui.

Duração: 35 min | Idioma: VO legendado em português.

NOTA LOGÍSTICA

FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – Sala 3.2.13

Campo Grande 016, 1749-016 Lisboa
+351 21 750 0000
Metro: Linha Amarela, Cidade Universitária
Autocarro: 738, 731, 755, 735

CUPAV – Centro Universitário Padre António Vieira

Estrada da Torre 26, Lisboa
+351 21 759 0516
Metro: Linha Amarela, Lumiar
Bus: 703, 717

Share This