Campanha multimeios alerta para os direitos da criança na Guiné-Bissau

7 Jul, 2016

A FEC e a Cáritas Guiné-Bissau lançaram uma campanha de sensibilização sobre os direitos das crianças. É uma campanha multimeios, que envolve um conjunto de ações para diferentes públicos, com foco em cinco dimensões dos direitos inscritos na Convenção dos Direitos das Crianças, adotada em 1989: Educação, Saúde, Alimentação, Proteção e Família.

Tendo por base o documentário “Cinco Crianças Cinco Direitos”, que retrata cinco histórias filmadas nas tabancas da Guiné-Bissau, esta campanha integra uma digressão de 29 espetáculos com a técnica do Teatro-Fórum, que proporciona ao espectador a possibilidade de mudar os acontecimentos da história. A mensagem sobre os direitos das crianças naquelas cinco áreas vai estar também presente em programas de rádio, guiões pedagógicos, sacos de utilização doméstica, nos transportes públicos, espaços comunitários e escolas, entre outros, a partir de autocolantes, pósteres e anúncios de imprensa.

Com o mote “Todas as Crianças”, cada direito é abordado na sua singularidade e com objetividade, representado por um ícone que apela à memorização e pensado para ser aceite em todos os meios e pelos vários grupos culturais, etários e geográficos a que se destina.

Esta campanha integra-se no projeto Bambaran di Mininu: Observatório Nacional dos Direitos das Crianças, financiado pela União Europeia e pelo Camões, Instituto de Cooperação e da Língua.