Projeto Obrigado Mãe – testemunhos dos estagiários

2 Set, 2016

15 Estudantes do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget realizam o seu estágio no Centro Materno-Infantil Nossa Senhora da Graça, em Benguela.

No âmbito do Projeto Obrigado Mãe decorreu no Centro Materno Infantil Nossa Senhora da Graça (CMINSG), em Benguela, Angola, o estágio de 15 estudantes do 3ª ano de enfermagem do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela.

O estágio corresponde à unidade curricular de Prática Clínica em Saúde da Mulher, e, ao longo de seis semanas, os estagiários acompanharam de perto os vários processos de enfermagem no acompanhamento da mulher antes, durante e depois do parto.

No decurso do estágio, os alunos do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget puderam vivenciar a hospitalidade do CMINSG e observar e participar na humanização dos serviços, parte fundamental dos cuidados de enfermagem.

Partilhamos aqui alguns dos testemunhos recolhidos:

“Tenho aprendido muito que não sabia. A Drª. Mafalda tem sido muito clara nas explicações e os enfermeiros também. Com este estágio, vi um parto pela primeira vez.” (Braina Miranda)

“Não há discriminação entre os estagiários e os enfermeiros, que nos acolhem muito bem.” (Jessica Afonso)

“Agradecemos à direção do CMINSG pelo acolhimento e o comportamento positivo dos enfermeiros pela sua paciência em transmitir conhecimentos empíricos e na sua interação com o utente. É de louvar a boa organização dos recursos humanos.” (Samuel Capitão)

“Depois do parto muitas mulheres vão logo embora. No CMINSG, as mães recebem uma atenção especial, os enfermeiros são muito pacientes e ligam para casa para saber se está tudo bem.” (Natália Segunda)

Últimas notícias…

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

No momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, a FEC, o IMVF e a CIDSE convidam-no a participar no Ciclo de Webinars “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir? A alimentação que queremos. O planeta que defendemos. As políticas que...

read more
Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Pela primeira vez no projeto Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo, em Moçambique, realizou-se uma atividade de Itinerância de Livrotecas Móveis na comunidade de Chamanculo C, em colaboração com a Escolinha Comunitária Mamanas de...

read more