II Fórum Provincial do Niassa para a Infância

3 Set, 2016

O II Fórum Provincial do Niassa para a Infância teve lugar nos dias 1 e 2 de Setembro em Lichinga. Este fórum foi organizado no âmbito do Projeto Othukumana | Juntos – Reforço das Competências Pedagógicas da Rede de Jardins de Infância e Escolinhas da Diocese Católica de Lichinga com a intenção de contribuir para a melhoria da qualidade de prestação de serviços e para o reforço da rede de Educação Pré-Escolar na Província do Niassa, consolidando e dando continuidade ao trabalho realizado na primeira edição do Fórum, em 2012.

Ao longo de dois dias de trabalho foram debatidos e aprofundados diversos temas e problemas da situação da infância em Moçambique, especificamente na província do Niassa em que 47% da população tem menos de 18 anos.

O Fórum contou com a participação de diferentes intervenientes no sector da Educação Pré-Escolar na Província do Niassa, incluindo representantes das instituições organizadoras ONGD FEC – Fundação Fé e Cooperação, ONGD Leigos para o Desenvolvimento, Diocese de Lichinga e respetiva Comissão Diocesana de Educação, Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, Direcção Provincial do Género, da Criança e da Acção Social, Direcção Distrital do Género, Criança e Acção Social de Cuamba e Direcção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba – bem como de entidades de educação pré-escolar e da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF).

Na sessão de abertura o Vigário Geral da Diocese de Lichinga (Pe. Inácio Manuel Mole) referiu a importância dos primeiros anos de vida para a fundação do caráter e personalidade da pessoa e a preocupação pioneira da Diocese em formar desde o pré-escolar até à universidade. Foi analisada e discutida a situação do Pré-Escolar da Província do Niassa e das Escolinhas na Diocese de Lichinga, em particular, a diversidade e sustentabilidade da rede diocesana e as possíveis modalidades de integração na rede de educação pré-escolar do Niassa. A este nível, o Diretor Geral da Secretaria Provincial de Género, Criança e Ação Social salientou os serviços efetivos existentes na província, tutelados pelos serviços que representa, e a complementaridade exemplar entre Estado e Igreja Católica na província do Niassa.

A professora Dr.ª. Brigite Silva da ESEPF – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, entidade parceira do Projeto Othukumana | Juntos, apresentou o Caderno de Orientação Pedagógica “Juntos pela Criança”, elaborado no quadro do projeto sob coordenação científica da ESEPF. Abordou ainda o tema “Visões sobre a criança nas práticas de educativas”, animando o debate sobre a ideia de uma criança competente e capaz de construir conhecimento em relação com outras crianças e educadores afetivos – promotores da curiosidade e novas experiências.

No final do encontro, com base nos trabalhos realizados, procedeu-se à redação de propostas conjuntas que serão submetidas às autoridades nacionais do sector.

O Projeto Othukumana | Juntos – Reforço das capacidades da Rede Diocesana Católica de Ensino Pré-Escolar de Lichinga-Niassa é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direcção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…