Saúde Mental

8 Out, 2016

Este Luso Fonias é dedicado à saúde mental. No dia 10 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental, uma ocasião para conversarmos sobre um problema que afecta uma grande fatia da população e que muitas vezes é encarado como um tabu na nossa sociedade. Para nos falar sobre este tema contamos com o testemunho de Filipa Palha, presidente da associação Encontrar-se, dedicada à reabilitação de doenças mentais.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Igreja traduz-se por Missão’

“Vivemos já o ‘Mês Missionário’ e o Papa Francisco não perde oportunidades de apelar á misericórdia. Na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, simbolicamente publicada no dia de Pentecostes, cruza a Missão com a Misericórdia. Pede-nos para olhar a ‘Missão ad gentes como uma grande, imensa obra de misericórdia, quer espiritual quer material’.
O Papa convida a ‘sair’, como ‘discípulos missionários’, ‘pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus á família humana inteira’.
Repete uma afirmação que, na boca e pena do Papa Francisco, já se torna ‘viral’: ‘Jesus aproxima-Se de quem passa necessidade para estar perto de todos, sobretudo dos pobres’.
Há afirmações que permitem novos olhares: ‘Sinal eloquente do amor materno de Deus é uma considerável e crescente presença feminina no mundo missionário, ao lado da presença masculina’.
A Mensagem fala de uma evangelização integral que inclui o anúncio do Evangelho, mas também investimentos na educação, na saúde, no desenvolvimento, na sensibilização para o respeito e vivência dos direitos humanos. Os compromissos ‘ditos’ sociais ajudam a construir um mundo mais humano, fraterno e cristão. É uma exigência para quantos se dizem seguidores de Cristo.
A Missão é urgente, pois ‘cada povo e cultura tem direito de receber a mensagem da salvação, que é dom de Deus para todos’.
O empenho no âmbito da ‘justiça e paz’ é também espaço de Missão hoje. Lembra o Papa: ‘Os missionários sabem, por experiência, que o Evangelho do perdão e da misericórdia pode levar alegria e reconciliação, justiça e paz’.
A ida às periferias e margens – ideia tão querida do Papa Francisco – aparece como convite renovado a uma ‘saída missionária’ da Igreja.
Porque todos precisamos de modelos a seguir, a Mensagem conclui com uma focagem em Maria, ‘ícone sublime da humanidade redimida, modelo missionário para a Igreja’.
O Dia Mundial das Missões é só a 23 de Outubro. Mas ler e reler estas propostas do Papa Francisco, na Mensagem ‘Igreja Missionária, testemunha de Misericórdia’ ajudará a criar ambiente para que as nossas vidas e comunidades sejam cada vez mais abertas, ousadas e missionárias. Fica o desafio.”

Outros programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...