Caderno de Orientação Pedagógica – Juntos pela Criança

17 Out, 2016

No dia 7 de Outubro na sessão de trabalho com os supervisores e supervisor geral das ECN (Escolinhas Comunitárias do Niassa) foram trabalhados os conteúdos do novo CADERNO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA – JUNTOS PELA CRIANÇA, elaborado no âmbito do PROJETO OTHUKMANA (Reforço das Competências Pedagógicas da Rede de Educação Pré-Escolar da Diocese Católica de Lichinga – Província do Niassa- Moçambique).

O CADERNO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA visa apoiar a aplicação de um novo modelo de intervenção pedagógica, fundamentado nos PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DO PROJETO OTHUKUMANA, ancorados na ideia de que a criança é competente, capaz de construir conhecimentos em interação com outros significativos (crianças e adultos atentos e carinhosos) em ambientes de aprendizagem adequados.

Definimos como Ambientes de Aprendizagem em Educação Pré-Escolar, contextos em que a organização do tempo, espaço e materiais, relações educativas tenha em consideração as características do desenvolvimento das crianças, a sua realidade cultural e as suas necessidades físicas, emocionais e socais estimulando descobertas e aprendizagens de forma ativa, lúdica e integrada.
O Projeto Othukumana | Juntos – Reforço das capacidades da Rede Diocesana Católica de Ensino Pré-Escolar de Lichinga-Niassa é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direcção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…

Cabo Delgado | Não nos conformamos com a violência

Cabo Delgado | Não nos conformamos com a violência

Mais de 30 organizações da sociedade civil portuguesa apelam ao envio urgente de ajuda humanitária para Cabo Delgado, Moçambique A população de Cabo Delgado, em Moçambique, está a viver, desde há quatro anos, violentos ataques, que já fizeram mais de 700.000...

read more