Soluções para a população em prol do ambiente e da agricultura

17 Out, 2016

O tema deste ano do Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de Outubro, aborda os efeitos das alterações climáticas no sistema de alimentação e reforça o quão importante é mudarmos para formas mais sustentáveis de produzir e consumir alimentos com o intuito de reduzirmos e adaptarmo-nos a esses efeitos. A campanha “Change for the Planet – Care for the People, #JuntosPelaMudança” tenta mostrar aos cidadãos como é que podem assumir um papel,  promovendo soluções viáveis enquanto resistem e denunciam falsas medidas de negócios que se mascaram de ecológicas mas que afetam a população e o planeta.

As temperaturas continuam a subir a há mudanças climáticas drásticas, reconhecidas em toda a parte no mundo, sobretudo nas áreas e comunidades mais vulneráveis. O aquecimento global apresenta um enorme risco para a segurança mundial dos alimentos. Ao mesmo tempo, o sistema atual de alimentação contribui até 30% de emissões de GEE e desta forma para um mundo que não para de aquecer numa taxa alarme. Com uma população que não pára de crescer, encontramo-nos perante um caminho muito desafiante para responder tanto à crescente demanda por alimentos, água e outros recursos como à cada vez maior necessidade de cuidado e preservação de ecossistemas essenciais para a vida.

Neste contexto, é urgente avançar para um sistema alimentar mais justo e sustentável, capaz de fornecer alimentos saudáveis e seguros para a população, causando o menor impacto possível nos recursos e ecossistemas do planeta, preservando a biodiversidade e respeitando os direitos daqueles que dedicam as suas vidas à produção de alimentos. Há já muitos exemplos de pessoas pelo mundo fora, que partilham a preocupação com o planeta e o bem-estar das pessoas sendo que é o que as move e o critério final para cada alternativa, que demonstram a diferença e a força que podem ser e ter formas alternativas de produzir e consumir alimentos.

Com este desafio presente, neste Dia Mundial da Alimentação, a campanha “Change for the Planet – Care for the People, #JuntosPelaMudança” que decorreu entre 14 a 16 de Outubro, tentou-se  aproveitar a oportunidade para destacar o que os cidadãos e as comunidades no mundo inteiro, tanto nos meios urbanos como rurais, estão a fazer para se adaptarem ao mesmo tempo que tentam reduzir os efeitos das alterações climáticas, através do consumo de alimentos e produção sustentáveis, criando relações de solidariedade entre produtores e consumidores e denunciando más políticas.

Acreditamos no poder que as histórias têm para construir uma mudança positiva, são elas que nos mostram alternativas através de exemplos concretos, que é preciso acreditar e que com pequenas mudanças no nosso dia-a-dia podemos fazer uma grande diferença. Por isso, para marcar o Dia Mundial da Alimentação e com o objetivo de inspirar cada cidadão a agir e mudar para um estilo de vida mais sustentável, a campanha lançou o primeiro vídeo da série “Histórias de Mudança: Alimentação Sustentável para as Pessoas e para o Planeta“. (Pode ver o primeiro vídeo em:https://www.youtube.com/watch?v=gV7V_2dE_18 ). Uma a duas histórias serão lançadas por mês com o objetivo de dar voz a pessoas e iniciativas diferentes que estejam a acontecer de forma a construir, passo a passo, uma cultura de apoio, solidariedade e responsabilidade pelas pessoas e pelo planeta.

Junte-se a esta conversa online seguindo a campanha no Facebook e no Twitter, através dos hashtags#Change4Planet e #JuntosPelaMudança neste #WFD2016 . Conte-nos a sua história, partilhe connosco o que pensa sobre o tema e de que forma está a pensar levar a cabo alternativas sustentáveis na produção e consumo de alimentos.

Últimas notícias…