Brincar é imaginar e construir universos simbólicos
A realidade social é o principal fator de inspiração para brincadeiras e brinquedos para todas as crianças. Os monitores e educadores devem dar tempo e apoiar estas atividades que permitem às crianças representar, expressar e organizar, individualmente ou em pequenos grupos, dados da sua vida e cultura.
No decurso dos tempos de supervisão e tutoria aos jardins de infância que integram o PROJETO OTHUKUMANA em Cuamba – Niassa – Moçambique foi possível identificar situações que demonstram como brincar não é só utilizar brinquedos mas, também, construir um universo simbólico que ultrapassa o momento imediato da brincadeira e se inicia na decisão de criar um objeto lúdico capaz de recriar a realidade. Estes indicadores, de uma cultura lúdica na infância, devem merecer atenção e ser potenciados pelos monitores e educadores.
O Projeto Othukumana/ Juntos – Reforço das capacidades da Rede Diocesana Católica de Educação Pré-Escolar de Lichinga-Niassa é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.
Últimas notícias…

Cabo Delgado: não nos conformamos com a violência
31 Organizações da sociedade civil pedem envolvimento do Governo e da Presidência Portuguesa da União Europeia Mais de 30 organizações da sociedade civil manifestam hoje o desejo de que o Governo português e a União Europeia se envolvam na solução da crise...