O Helicóptero de Xirosso

17 Nov, 2016

Os monitores da ECN (Escolinha Comunitária do Niassa) de Xirosso construíram, em arame, um helicóptero que se tem tornado muito atrativo para as brincadeiras e descobertas das crianças, facilitando a cooperação e o gosto de experimentar materiais dum modo divertido e diferenciado pedagogicamente.

As Escolinhas Comunitárias do Niassa integram o Projeto Othukumana/ Juntos – Reforço das capacidades da Rede Diocesana Católica de Educação Pré-Escolar de Lichinga-Niassa e são coordenadas pelos Leigos para o Desenvolvimento.

Xirosso é uma pequena comunidade no interior da província do Niassa- Moçambique, na zona de Mitucué. As atividades desenvolvidas pelos monitores, das Escolinhas Comunitárias, contribuem fortemente para a socialização, aprendizagem da língua portuguesa e desenvolvimento de outras competências essenciais das crianças que as frequentam, bem como, para a revitalização da vida social de pais, encarregados de educação e das comunidades em geral.

O Projeto Othukumana/ Juntos – Reforço das capacidades da Rede Diocesana Católica de Educação Pré-Escolar de Lichinga-Niassa é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…