Estágios do “Obrigado Mãe” em Portugal

2 Fev, 2017

No âmbito do Projeto Obrigado Mãe, realizou-se entre dezembro 2016 e janeiro 2017 o primeiro estágio de enfermeiras/parteiras angolanas em Portugal! Duas parteiras do Centro Materno Infantil Nossa Senhora da Graça de Benguela, Angélica Benvinda e Cristina Tchilumbu, foram selecionadas e estiveram durante seis semanas a participar num estágio de observação na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, sob a supervisão da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias.

Na sua visita à FEC, em Lisboa, testemunharam a respeito daquela que foi “uma experiência única de aprendizagem”.

Conscientes de que não será para já possível, em Benguela, recorrer a todas as tecnologias em uso na Maternidade Alfredo da Costa, durante os estágios nos diferentes serviços clínicos, as duas enfermeiras/parteiras tiveram, no entanto, a oportunidade de testemunhar uma manipulação mais eficiente de equipamentos a que já têm acesso.

Mas o seu destaque principal vai para as práticas e procedimentos de enfermagem com que tiveram contacto regular e que consideram poderem ser facilmente replicados em Benguela, com bons resultados ao nível da melhoria dos cuidados de saúde materno-infantil. É o caso de algumas intervenções de vigilância da grávida e de bem-estar materno-fetal, de cuidados de enfermagem à grávida de risco e no parto eutócico e distócico bem como de alguns procedimentos de bio-segurança e associados à realização de registos.

Como nenhum processo de aprendizagem é absolutamente unidirecional, a Angélica e a Cristina tiveram, ainda, a oportunidade de partilhar com os enfermeiros da Maternidade Alfredo da Costa a sua vivência de prestação de cuidados de enfermagem materno-infantis num contexto com muitas limitações e em que é frequentemente necessário encontrar soluções alternativas às que seriam desejáveis.

Uma partilha de experiências motivadora para levar os conhecimentos adquiridos até ao bairro da Graça e integrá-los nos serviços prestados à comunidade e na formação a estudantes de enfermagem e enfermeiros/parteiras de outras unidades de saúde das províncias de Benguela, Huambo e Bié.

Em 2017, está prevista a realização de mais quatro estágios em Portugal por parte de enfermeiros/parteiras das províncias de Benguela, Huambo e Bié que se destaquem pela positiva nos estágios realizados no Centro Materno Infantil Nossa Senhora da Graça, no âmbito do projeto.

Últimas notícias…