Cerimónia de entrega dos certificados do PEQPGB

2 Mar, 2017

Entre 4 e 12 de fevereiro, tiveram lugar na Guiné-Bissau as cerimónias oficiais de entrega de certificados aos agentes educativos abrangidos pelo PEQPGB (Programa de Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau), implementado pela FEC e financiado pela Cooperação Portuguesa entre 2012 e 2016. Um programa que visou melhorar a qualidade e a equidade da educação na Guiné-Bissau, onde mais de 3200 agentes educativos concluíram com aproveitamento formações em serviço em 5 áreas específicas: Educação de Infância, Ensino Básico, Ensino Secundário, Língua Portuguesa e Gestão e Administração Escolar. Ao longo destes quatro anos, o programa com metodologia em cascata envolveu mais de 100 formadores guineenses em mais de 80 mil horas de formação – em polos de formação afetos a Bafatá, Gabú, Canchungo e Bissau – e mais de 50.000 alunos.

Os professores destacaram como uma mais-valia deste percurso a “abrangência e gratuidade de todo o processo formativo bem como a qualidade e adaptabilidade às condições socioeconómicas e culturais do país”. Entendem que “assegurar a qualidade de ensino exige de toda a comunidade educativa total entrega e melhoria constante na sua prestação” com vista ao “desenvolvimento integral dos educandos, para que não só dominem conhecimentos científicos bem como possam adotar atitudes e valores” para mudar positivamente a sociedade.

O PEQPGB contou como parceiros e financiadores o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau (e Direções Regionais de Educação), a Cáritas Guiné-Bissau, a Diocese de Bafatá, a Diocese de Bissau, a Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino, o UNICEF, a União Europeia, a Fundação Calouste Gulbenkian, a PLAN GUINÉ-BISSAU, a ADPP, a Conferenza Episcopale Italiana e a Câmara Municipal de Cascais. Contou ainda com a colaboração da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e da Universidade do Minho.

Últimas notícias…