Cerimónia de entrega dos certificados do PEQPGB

2 Mar, 2017

Entre 4 e 12 de fevereiro, tiveram lugar na Guiné-Bissau as cerimónias oficiais de entrega de certificados aos agentes educativos abrangidos pelo PEQPGB (Programa de Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau), implementado pela FEC e financiado pela Cooperação Portuguesa entre 2012 e 2016. Um programa que visou melhorar a qualidade e a equidade da educação na Guiné-Bissau, onde mais de 3200 agentes educativos concluíram com aproveitamento formações em serviço em 5 áreas específicas: Educação de Infância, Ensino Básico, Ensino Secundário, Língua Portuguesa e Gestão e Administração Escolar. Ao longo destes quatro anos, o programa com metodologia em cascata envolveu mais de 100 formadores guineenses em mais de 80 mil horas de formação – em polos de formação afetos a Bafatá, Gabú, Canchungo e Bissau – e mais de 50.000 alunos.

Os professores destacaram como uma mais-valia deste percurso a “abrangência e gratuidade de todo o processo formativo bem como a qualidade e adaptabilidade às condições socioeconómicas e culturais do país”. Entendem que “assegurar a qualidade de ensino exige de toda a comunidade educativa total entrega e melhoria constante na sua prestação” com vista ao “desenvolvimento integral dos educandos, para que não só dominem conhecimentos científicos bem como possam adotar atitudes e valores” para mudar positivamente a sociedade.

O PEQPGB contou como parceiros e financiadores o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau (e Direções Regionais de Educação), a Cáritas Guiné-Bissau, a Diocese de Bafatá, a Diocese de Bissau, a Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino, o UNICEF, a União Europeia, a Fundação Calouste Gulbenkian, a PLAN GUINÉ-BISSAU, a ADPP, a Conferenza Episcopale Italiana e a Câmara Municipal de Cascais. Contou ainda com a colaboração da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e da Universidade do Minho.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more