O jogo das Pessoas nas mãos da Marianinha

7 Mar, 2017

Marianinha frequenta uma das ECN (Escolinhas Comunitárias do Niassa) da região de Massamba – Cuamba-Niassa – Moçambique.

As ECN são estabelecimentos de educação Pré-escolar da Diocese Católica de Lichinga, coordenadas pelos Leigos para o Desenvolvimento e integram o PROJETO OTHUKUMANA-Reforço das competências da rede de escolinhas e jardins de infância da Diocese Católica de Lichinga.

Massamba localiza-se numa das regiões mais isoladas e áridas da provincia do Niassa- Moçambique. Sem vias de comunicação satisfatórias as ECN são praticamente a única oportunidade das crianças viverem novas experiências potencializadoras de aprendizagens sistemáticas e de alargamento das relações sociais com outras crianças e adultos.

Um dos jogos preferidos de Marianinha é o jogo das pessoas – experimentando e por tentativa – erro – tentativa foi descobrindo as regras do jogo. Ao ensaiar as possibilidades do jogo não só foi aprendendo, como foi mostrando aos colegas como se faz, reforçando as suas descobertas e estabelecendo-se como modelo de aprendizagem para outras crianças.

Esta experiência de aprendizagem e socialização é reforçada pela ação dos monitores Ana e Álvaro atentos ao processo de aprendizagem e que vão ensinando, em português, as palavras que ajudam a organizar e expandir a aprendizagem cooperativa destas crianças.

O jogo das Pessoas é um dos materiais que fazem parte dos BAÚS PEDAGÓGICOS do PROJETO OTHUKUMANA. Construído pelo mestre carpinteiro Cecílio Nicomiaca e pelo pintor Xavito visa favorecer noções de esquema corporal, treinar a coordenação motora, facilitar a socialização e desenvolver atitudes de consideração e respeito pelas pessoas em diferentes idades da vida.

O material lúdico e didático que compõe os BAÚS PEDAGÓGICOS replica Boas Práticas, em Educação de Infância, da FEC na Guiné Bissau e é  construído, maioritariamente, por artesãos locais como forma de apoiar as frágeis economias das organizações, famílias e comunidades.

O projeto Othukumana I Juntos é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…