Serão Eco-Lógica

12 Mar, 2017

Foi na passada quarta-feira, dia 8 de Março, que duas grandes mulheres se juntaram para partilharem connosco como ter uma vida Eco-Lógica. Rita Soares Franco e Teresa Nazareth reviram o seu dia-a-dia (transportes, alimentação, compras e todo o tipo de consumo) e mostraram-nos como podemos ser mais, usando menos. Desmistificaram alguns mitos e relembraram-nos que o consumidor tem muito mais poder do que imagina. E como interessa às grandes superfícies servir massas, se nos juntarmos em algumas escolhas ecológicas promovemos a Mudança!

Sabia que o vinagre é um desinfectante natural que deixa cheiro apenas no imediato (não permanece!)? Sabia que com apenas vinagre, bicarbonato e sabão pode renunciar a todos os produtos de limpeza? Foi assim que começaram, a fazer-nos repensar os nossos hábitos.

Frisaram a reciclagem e o menor consumo de água mas também nos deixaram dicas muito práticas, como por exemplo: ir às compras com uma lista e ser-lhe fiel, não trazer artigo nenhum a mais, nem os que estão em super promoção; fazer refeições em maior quantidade para ficar para o almoço do dia seguinte; adoptar marmitas recicláveis e, para molhos e sumos, frascos de vidro; fazer cadernos de rascunho para reaproveitar folhas antigas; criar os nossos próprios presentes, etc.
De facto, há um investimento inicial (em produtos reutilizáveis como garrafas de água, fraldas, copo menstrual, etc) mas a boa notícia é que duram muito tempo! De resto, gasta-se quase o mesmo, salvo raras excepções em que se gasta um bocadinho mais mas conpensa sempre pela muito maior longevidade. Às vezes, gasta-se bastante menos!

Em relação à alimentação, tema em foco este mês, compararam às tecnologias. Como é que investimos tanto em computadores e telefones topo de gama mas não queremos saber daquilo que nos alimenta e suporta verdadeiramente? Neste sentido, deixaram-nos vários critérios para além do preço: sazonalidade, qualidade, proximidade ou nacionalidade, etc. E ainda nos deram alguns exemplos de lojas e cabazes biológicos: Miosotis, Maria Granel, Mercado Saloio, Boa Colaborativa (Monsanto), Prove, Lush…

A conversão ecológica é mais simples do que parece, as mudanças começam pequenas e naturalmente atraem outras. Sem pressa e ao ritmo da sua família, em casa, o desafio é pensar globalmente e agir localmente.

Histórias de Mudança

Histórias de Mudança

Histórias de Mudança

Mudança de estilos de vida – quando mudei? porque mudei? desafio-te a…Estas foram as questões de partida lançadas pelo projeto Juntos pela Mudança para a realização de dez histórias de vida, ao longo dos últimos meses, sob a responsabilidade da realizadora Patrícia Pedrosa.

read more
Histórias de Mudança – Maria Meneses

Histórias de Mudança – Maria Meneses

Maria Meneses, 27 anos Apaixonada pela vida e em busca da liberdade Aos 25, descobriu que havia um nome para o que vive: sustentabilidade Devido a graves complicações no parto, a Maria nasceu com paralisia cerebral. Os médicos chegaram a pedir aos pais para se...

read more