Ajuda Pública ao Desenvolvimento: celebramos?

12 Abr, 2017

O Mundo cada vez nos parece mais desigual, com mais desafios e com situações preocupantes de segurança alimentar, de migrações, de conflitos. No entanto, os últimos dados da UE revelam que a própria UE e os seus Estados-Membros consolidaram o seu lugar como maior doador mundial de ajuda em 2016, com 75,5 mil milhões de euros. As estatísticas de 2016 apontam para um crescimento de 8,9%, mas pelo menos 1,8% desse aumento ficou no país doador, dizendo respeito aos custos dos países mais ricos com refugiados.

Os dados provisórios por pais (https://ec.europa.eu/europeaid/sites/devco/files/oda-report-annexes-to-memo_en.pdf) mostram o quão longe a UE a 28 está de atingir os 0,7% do Rendimento Nacional Bruto (RNB) em Ajuda Pública ao Desenvolvimento.

A Ajuda Pública ao Desenvolvimento de Portugal registou um ligeiríssimo aumento, mas ainda longe, muito longe do desejável.

Mas estará de facto a UE e os seus Estados-membros a fazer uma utilização coerentes dos recursos disponibilizados? Estão os critérios da Ajuda Pública ao Desenvolvimento a ser cumpridos e alinhados às prioridades de Desenvolvimento?

Saiba mais em: https://euaidexplorer.ec.europa.eu/ e em https://europa.eu/eyd2015/pt-pt/content/eu-development-aid

@ Foto: UN Photo/Logan Abassi. www.unmultimedia.org/photo/

Últimas notícias…