Mosaiko reúne-se com diferentes organizações de Direitos Humanos, na Guiné-Bissau
O projeto Promoção dos Direitos Humanos em Angola – Fase II proporcionou o encontro de diferentes atores dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau, entre os dias 19 e 26 de abril. O parceiro da FEC em Angola – Mosaiko – levou assim até ao país dois dos seus membros para participarem neste intercâmbio estabelecido entre organizações que trabalham com Direitos Humanos e Cidadania em Angola, Portugal, Alemanha e Guiné-Bissau. Durante uma semana foram realizados workshops, seminários, reuniões e visitas com o objetivo de dar a conhecer o trabalho que é desenvolvido nesta área, potenciando a partilha entre organizações e a aprendizagem mútua.
O Mosaiko | Instituto para a Cidadania facilitou no dia 21 de Abril um workshop sobre Justiça Social, Democracia e Direitos Humanos. Hermenegildo Teotónio, advogado estagiário, facilitou um tema sobre Direitos Humanos e a realidade, debruçando-se sobre o regime de proteção dos Direitos Humanos com base nos documentos e mecanismos existentes. Na segunda parte do painel, o frei Júlio Candeeiro abordou o trabalho que o Mosaiko tem realizado em prol dos Direitos Humanos em Angola, seguido de debate, onde os participantes apresentaram dificuldades que encontram na concretização do seu trabalho.
Dia 25 de abril, destaque ainda para o testemunho do Mosaiko no Seminário “Direitos e realidades” promovido pela FEC, no âmbito do projeto Kumpu Tera di Mininesa, na Casa dos Direitos em Bissau. Um momento de discussão e partilha das realidades da Guiné-Bissau, de Angola e do mundo entre diferentes organizações da sociedade civil e alunos universitários, numa perspetiva prática e sistémica tendo em conta os contextos e realidades das populações-alvo envolvidas.
Mosaiko é o primeiro Instituto Angolano a assumir explicitamente como missão promover os Direitos Humanos em Angola, que juntou durante estes dias à mesma mesa e para reflexão conjunta várias organizações guineenses ligadas às temáticas dos Direitos Humanos – Mulher, Criança, Presos, Deficiência, Alimentação, entre outras.
Saiba mais sobre o projeto que a FEC desenvolve em Angola com o Mosaiko, as suas atividades e parceiros aqui.
Últimas notícias…
Fidelidade, acompanhamento e permanência. A FEC segundo Ana Patrícia Fonseca, nova Diretora-Executiva
Socióloga de formação, mãe de três crianças, Ana Patrícia Fonseca chega à Direção-Executiva da Fundação Fé e Cooperação depois de mais de 16 anos ao serviço na instituição. Pelo caminho, coordenou os departamentos de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social...
Pacto do Futuro: A Esperança da Mudança
Perante a necessidade de revitalizar um Sistema Internacional onde a solidariedade e a cooperação enfraquecem a cada dia que passa, onde os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) parecem cada vez mais longínquos e árduos de alcançar, surge a necessidade de...