Entrega de Certificados de Formação Pedagógica do Projeto Othukumana | Juntos

27 Abr, 2017

A 8 de abril teve lugar em Lichinga, capital da província moçambicana do Niassa, o encontro de entrega de Certificados de Formação Pedagógica do Projeto Othukumana | Juntos – Reforço das Capacidades da Rede Diocesana Católica de Educação Pré-Escolar de Lichinga-Niassa a agentes educativos do pré-escolar do Norte da província.

Cada formando beneficiou, em média, de 48 horas de formação teórico-prática e de 12 horas de supervisão e formação em contexto de prática pedagógica em Princípios Pedagógicos em Educação de Infância, Ambientes de Aprendizagem, Metodologia de Trabalho de Projeto em Educação de Infância e Colaboração com as Famílias das Crianças.

O encontro, no qual participaram cerca de 60 pessoas, foi presidido por D. Atanásio Amisse Canira, bispo de Lichinga, que destacou a importância da Educação de Infância para a construção e reforço de valores nas crianças, bem como o papel da formação profissional no desenvolvimento holístico do ser humano. Já Justino Eugénio, chefe do Departamento de Ação Social da Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social, realçou a imprescindibilidade do conhecimento e uso de ferramentas específicas para a educação das crianças em idade pré-escolar e a mais-valia que vem sendo a formação do projeto Othukumana | Juntos.

Intervieram também a Irmã Adelaide Afonso, representante do programa de Educação de Infância da Comissão Diocesana de Educação; Paulino Paissone, supervisor geral das Escolinhas Comunitárias do Niassa; Ana Aires e Carla Carvalho, respetivamente técnica especialista de Educação de Infância e gestora do Projeto Othukumana FEC. Porém, as estrelas da cerimónia – realizada no Jardim de Infância Três Pastorinhos, participante no projeto – foram mesmo os formandos, que apresentaram músicas, danças, teatro e outras rotinas que realizam no dia-a-dia com as crianças e que espelham o trabalho desenvolvido neste projeto.

O projeto Othukumana I Juntos é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba e a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…