Serviço de empréstimo de livros

8 Mai, 2017

Na Escolinha Comunitária do Niassa (ECN) em Xirrosso (Mitucué-Cuamba) os monitores Julieta e Severino implementaram um serviço de empréstimo de livros em que cada criança que frequenta a ECN pode, à sexta feira, requisitar um livro para ver em família.

Esta estratégia pedagógica facilita a relação com as famílias, comunidade; melhora as interações entre os diferentes elementos da família; favorece o gosto pela leitura e aprendizagem da língua portuguesa; a consciência e respeito pelos materiais da ECN que precisam ser devolvidos na segunda feira em bom estado de conservação.

Esta proposta revela, sobretudo, um profundo conhecimento e confiança em cada criança, nos seus cuidadores-irmãos, pais, primos, tios, amigos e no papel da ECN como fator de qualidade dos tempos de convivialidade em  família-comunidade.

Em comunidades isoladas e distantes dos centros urbanos, com fracos recursos  e dependentes de ajudas de serviços centrais distantes, como é Xirrosso frequentar a ECN é uma experiência única de socialização, aprendizagem e felicidade na vida das crianças.

O PROJETO OTHUKUMANA é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga – Niassa- Moçambique em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direcção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…

Cabo Delgado | Não nos conformamos com a violência

Cabo Delgado | Não nos conformamos com a violência

Mais de 30 organizações da sociedade civil portuguesa apelam ao envio urgente de ajuda humanitária para Cabo Delgado, Moçambique A população de Cabo Delgado, em Moçambique, está a viver, desde há quatro anos, violentos ataques, que já fizeram mais de 700.000...

read more
Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

No momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, a FEC, o IMVF e a CIDSE convidam-no a participar no Ciclo de Webinars “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir? A alimentação que queremos. O planeta que defendemos. As políticas que...

read more