Serviço de empréstimo de livros

8 Mai, 2017

Na Escolinha Comunitária do Niassa (ECN) em Xirrosso (Mitucué-Cuamba) os monitores Julieta e Severino implementaram um serviço de empréstimo de livros em que cada criança que frequenta a ECN pode, à sexta feira, requisitar um livro para ver em família.

Esta estratégia pedagógica facilita a relação com as famílias, comunidade; melhora as interações entre os diferentes elementos da família; favorece o gosto pela leitura e aprendizagem da língua portuguesa; a consciência e respeito pelos materiais da ECN que precisam ser devolvidos na segunda feira em bom estado de conservação.

Esta proposta revela, sobretudo, um profundo conhecimento e confiança em cada criança, nos seus cuidadores-irmãos, pais, primos, tios, amigos e no papel da ECN como fator de qualidade dos tempos de convivialidade em  família-comunidade.

Em comunidades isoladas e distantes dos centros urbanos, com fracos recursos  e dependentes de ajudas de serviços centrais distantes, como é Xirrosso frequentar a ECN é uma experiência única de socialização, aprendizagem e felicidade na vida das crianças.

O PROJETO OTHUKUMANA é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga – Niassa- Moçambique em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direcção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…