Pilar Europeu dos Direitos Sociais
Apesar de ter os sistemas de proteção social mais avançados do Mundo, alicerçados em práticas e inovações sociais a verdade é que a UE necessita de se adaptar as novas mudanças da sociedade. Com a mudança de paradigma das relações laborais, as elevadas taxas de desemprego e a ameaça real de pobreza para milhões de pessoas, a temática social foi apresentada como uma prioridade na UE.
Assente em três vertentes principais – 1) igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho, 2) equidade das condições de trabalho, 3) proteção e inclusão social – o Pilar Europeu dos Direitos Sociais procura evidenciar os caminhos para fazer face aos novos desenvolvimentos no mundo do trabalho e na sociedade, de forma a atingir o objetivo enunciado nos Tratados de uma economia social de mercado altamente competitiva que tenha como meta o pleno emprego e o progresso social.
Não nos podemos esquecer que apesar da UE poder definir este enquadramento, a maior parte dos instrumentos necessários para a aplicação do Pilar nas mãos dos Estados-Membros, dos parceiros sociais e da sociedade civil.
Leia mais sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais aqui.
Últimas notícias…

FEC apresenta o progresso de escolas-alvo ao Ministério da Educação da Guiné-Bissau
A FEC apresentou, no dia 14 de janeiro, em Bissau, os resultados do progresso das 11 escolas-alvo do projeto “Boa Governação e Transparência na Educação” em termos de sucesso escolar, abandono e cumprimento das orientações do Ministério da Educação Nacional e Ensino...

Missão de estudo na área da Educação em Catió
Decorre em Catió, na Guiné-Bissau, até o dia 14 de janeiro, uma missão de estudo na área da Educação. O objetivo é a troca de informações e a partilha de experiências educativas entre as Direções Regionais de Educação de Gabú e de Tombali, que irão analisar a situação...