Pilar Europeu dos Direitos Sociais

17 Mai, 2017

Apesar de ter os sistemas de proteção social mais avançados do Mundo, alicerçados em práticas e inovações sociais a verdade é que a UE necessita de se adaptar as novas mudanças da sociedade. Com a mudança de paradigma das relações laborais, as elevadas taxas de desemprego e a ameaça real de pobreza para milhões de pessoas, a temática social foi apresentada como uma prioridade na UE.

Assente em três vertentes principais – 1) igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho, 2) equidade das condições de trabalho, 3) proteção e inclusão social – o Pilar Europeu dos Direitos Sociais procura evidenciar os caminhos para fazer face aos novos desenvolvimentos no mundo do trabalho e na sociedade, de forma a atingir o objetivo enunciado nos Tratados de uma economia social de mercado altamente competitiva que tenha como meta o pleno emprego e o progresso social.

Não nos podemos esquecer que apesar da UE poder definir este enquadramento, a maior parte dos instrumentos necessários para a aplicação do Pilar nas mãos dos Estados-Membros, dos parceiros sociais e da sociedade civil.

Leia mais sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais aqui.

Últimas notícias…

Missão de estudo na área da Educação em Catió

Missão de estudo na área da Educação em Catió

Decorre em Catió, na Guiné-Bissau, até o dia 14 de janeiro, uma missão de estudo na área da Educação. O objetivo é a troca de informações e a partilha de experiências educativas entre as Direções Regionais de Educação de Gabú e de Tombali, que irão analisar a situação...

read more