Anda comigo ver os aviões…

24 Mai, 2017

Anda comigo ver os aviões… Parece convidar-nos Luzinha ao ensaiar o voo dum avião com o kit de transportes de brincar que integram os Baús Pedagógicos do Projeto Othukumana – Reforço das Competências Pedagógicas da Rede de ECN e jardins de infância da Diocese Católica de Lichinga.

Luzinha frequenta a ECN de Etatara e brinca, levantando voo, com o seu avião apesar de nunca ter visto um avião cruzar o céu da sua terra.

É esse o papel dos brinquedos e outros materiais lúdicos – apelar à recriação de situações ouvidas, vividas, contadas, imaginadas, concretizar o imaginário e desejo de aprender das crianças dando-lhes meios de realização.

Etatara é uma comunidade isolada do distrito de Cuamba – Niassa, perto da fronteira entre as províncias do Niassa e Zambézia, e frequentar a ECN é praticamente a única oportunidade de aprendizagem sistemática e inovadora para as crianças.

O Projeto Othukumana é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação, Leigos para o Desenvolvimento, ESSE-PF (Escola Superior de Educação Paula Frassineti), Direção Distrital de Género, Criança e Ação Social, Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Os Baús Pedagógicos replicam boas práticas da FEC em Educação de infância na Guiné-Bissau e visam promover a aprendizagem ativa através da experimentação de materiais lúdicos e didáticos facilitadores do desenvolvimento global da criança em idade pré-escolar.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more