Cerimónia de entrega de certificados aos professores das missões católicas

1 Jun, 2017

Concluiu-se a 20 de maio, em Bafatá, a entrega dos certificados aos 340 professores das missões católicas que concluíram com sucesso a formação em Ensino Básico e Gestão e Administração Escolar, realizada entre 2013 e 2016.

Esta entrega formal começou no dia 6 de maio na Diocese de Bissau e contou com a celebração de missas de ação de graças em cada uma das dioceses. Em Bissau, o Bispo Auxiliar D. José Lampra Cá referiu que “A Educação é o caminho para a humanização.” (…) “Para crescer em conhecimento é necessário: curiosidade, partilha e humildade.” Em Bafatá, a celebração foi presidida pelo P. Lucio Brentegnani, Director da Cáritas Diocesana de Bafatá. Nela destacou os desafios da profissão docente e o papel da FEC como entidade formadora de professores.

A Guiné-Bissau é um país onde os católicos são uma minoria que não excede os 10%  e as escolas católicas são uma referência na educação e procuradas por muitos pais, encarregados de educação e alunos, independentemente das convicções religiosas. Por aqui faz-se caminho no sentido do respeito pela história e crenças de cada um, desejando-se concorrer para a construção de uma sociedade mais justa, aberta e plural.

A formação abrangeu 92 escolas católicas em todo o país e contou com o envolvimento da Comissão Diocesana de Ensino e Educação que coordena este serviço da Igreja e promove uma maior motivação dos professores, diretores e sub-diretores.

Últimas notícias…

FEC entrega certificados a elementos do Jardim Escola Inclusivo Bambaran

FEC entrega certificados a elementos do Jardim Escola Inclusivo Bambaran

Foi num clima de alegria e de grande entusiasmo que os elementos da equipa técnica, pedagógica e diretiva do Jardim Escola Inclusivo Banbaram receberam, no dia 9 de outubro, os certificados de formação que validam as competências e ferramentas que adquiriram, entre outubro de 2019 e setembro de 2021, ao abrigo do projeto “IN – da institucionalização à inclusão: Projeto-piloto de uma escola inclusiva”, e que lhes permitiu ir mais além, enquanto pessoas e enquanto trabalhadores.

read more
Pintura de Mural “Juntos pela Criança” em Moçambique

Pintura de Mural “Juntos pela Criança” em Moçambique

Em Moçambique, apenas 4% das crianças frequenta a Educação Pré-Escolar. Nesse sentido, o projeto Tchovar está a promover uma campanha nacional para consciencializar decisores, autoridades, pais e comunidades para a importância da Educação Pré-Escolar e a promoção da...

read more