Jornadas da educação – Repensar abordagens educativas na prática pedagógica

14 Jul, 2017

No dia 23 de junho, no âmbito do Mês da Criança e das atividades do Programa de Educação na Guiné-Bissau, realizaram-se as Primeiras Jornadas de Educação, destinadas a estudantes, professores e educadores da Guiné-Bissau, com o objetivo de serem um espaço de reflexão sobre as questões de educação nos primeiros anos de escolaridade.

As Jornadas contaram, na sua abertura, com a presença da Senhora Secretária de Estado do Ensino Básico, Secundário e Ensino Profissionalizante, Iracema do Rosário, Reitor da Universidade Católica da Guiné-Bissau, Apolinário Mendes de Carvalho, adido para a Cooperação Portuguesa, Fábio Sousa, e Sofia Alves representante da FEC na Guiné-Bissau. Em todas as intervenções foi reforçado o papel da educação como agente do desenvolvimento e da justiça, abordando cada um dos presentes na mesa pontos relacionados com as instituições que representam.

O segundo momento contou com a reflexão e partilha de Geraldo Indeque, Director Geral do Ensino, e Olímpia Moura, Directora de Serviço para o Pré-escolar e Primeira Infância. Os representantes do Ministério da Educação falaram aos participantes das jornadas sobre os desafios que a educação vive na Guiné-Bissau. O Director Geral referiu, ainda, que para colmatar as necessidades a Guiné-Bissau necessitaria de formar por ano mais de 500 professores, o que, por um lado, está longe de acontecer e, por outro, a pouca atratividade da carreira faz desaparecer uma significativa parte dos agentes educativos formados para outros ministérios ou serviços. Ressaltaram que o governo e os profissionais de educação estão conscientes desta realidade e a trabalhar para que mude em breve.

As Jornadas seguiram em forma de atelieres de trabalho dinamizados pelos formadores da FEC em que se abordaram de forma prática e reflexiva conceitos e atividades potenciadoras de desenvolvimento e aprendizagem nas diferentes áreas curriculares do ensino pré-escolar e do ensino básico, tais como: Disciplina Positiva, Expressões, Matemática Divertida, Literatura Infantil, Ambiente Educativo, Jogos sensoriais, Experiência das Ciências e Recursos Didáticos.

Participaram nas Jornadas 60 pessoas, entre os quais, professores, educadores e futuros agentes de educação.

Últimas notícias…

Oportunidades criadas em tempos de covid

Oportunidades criadas em tempos de covid

A pandemia lançou-nos diversos desafios organizacionais e na implementação dos projectos que desenvolvemos. Obrigou-nos a pensar e definir planos de contingência, a cuidar da relação com parceiros e mesmo com comunidades à distância, a promover uma proximidade...

read more